São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Névoa de fumaça sufoca a Malásia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A névoa de fumaça que cobre parte da Malásia atingiu ontem seu ponto crítico. O índice de poluição do ar atingiu nível de 831 às 13h locais de ontem (2h de Brasília). À tarde o nível baixou para 752.
Isso equivale a mais de quatro vezes o pior índice de poluição por partículas inaláveis registrado no Estado de São Paulo neste ano. Santo André apresentou um índice de 194 no dia 29 de julho, segundo a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
Mais de 5.000 pessoas passaram por hospitais com problemas respiratórios no Estado malasiano de Sarawak, na ilha de Bornéo, o mais atingido pela névoa branca. Não se enxergava além da distância de um braço, segundo habitantes de Kuching, capital de Sarawak.
"Achamos que isso vem dos incêndios na Indonésia", disse Ricky Fabregas, meteorologista da Serviço de Administração Atmosférico, Geofísico e Astronômico das Filipinas.
Florestas e campos de arbustos estão em chamas na parte indonésia da ilha de Bornéo e em Sumatra, outra ilha da Indonésia.
Pelo menos parte do incêndio se deve a queimadas, segundo as autoridades da Malásia. Por causa do El Niño -fenômeno que consiste no aquecimento anormal das águas do Pacífico-, o ar da região está anormalmente seco. O fogo saiu de controle. As condições climáticas também não favorecem a dispersão da fumaça.
Brunei, Cingapura e Filipinas também estão sofrendo os efeitos da névoa de fumaça.
Um grupo de 2.000 bombeiros da Malásia foi para a Indonésia ajudar a apagar o fogo. O governo da Malásia ainda não descartou a hipótese de retirar os 2 milhões de habitantes de Sarawak.
"Para retirar é preciso achar um lugar para pôr as pessoas, e isso não é fácil", disse o primeiro-ministro Mahathir Mohamad.
Há um estado de emergência no Estado desde sexta-feira. O governo ordenou que as empresas e escolas fossem fechados. Os habitantes têm ordem de não sair de casa.
Muitas empresas privadas, porém, ignoraram a ordem. Os empregados saem às ruas usando máscaras como proteção.
Segundo médicos, a exposição por um dia a um nível de 200 ou 300 de poluição por fumaça de queima de vegetação equivale a fumar um maço de cigarro.
Todos os vôos de ou para Sarawak foram cancelados ontem.

Próximo Texto: Entenda o que mostra o índice
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.