São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

América Latina perde US$ 10 bi em estradas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A América Latina perde anualmente US$ 10 bilhões em decorrência da manutenção precária de suas estradas, segundo um relatório apresentado num seminário sobre Conservação do Patrimônio Rodoviário e divulgado ontem.
Alguns países gastam inutilmente por isso até 3% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo Gunter Zietlow, da Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ).
Para o especialista, essas perdas podem ser evitadas se o conceito de conservação for utilizado também no curto prazo, para as estradas ainda em bom estado.
A GTZ, em conjunto com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), desenvolve um novo conceito para o financiamento e a conservação das redes de transportes.
A manutenção de estradas não é politicamente atraente, reconhece o relatório divulgado ontem, pois falta compreensão das consequências econômicas da conservação ineficiente. Vários países latino-americanos financiam obras de construção e conservação com impostos sobre os combustíveis, mas tal fonte não é sustentável no longo prazo.

Texto Anterior: Empresários suicidas e massacre da sociedade
Próximo Texto: Os argumentos da Suzano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.