São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Oposição de fachada; Intriga no ninho; Mui amigo; Enéas cearense; Guerra estadual; Comando absolvido; Curativo de emergência; Pego no contrapé; Saída pelos fundos; Prioridade verde; Vexame poupado; Diálogo impertinente; Propaganda liberada; Fundamentalismo cristão; Doido pela cadeira; Visita à Folha

Oposição de fachada
A ida de Ciro Gomes para o PPS é incentivada por Tasso Jereissati, que controla a seção cearense do micropartido. Já que a saída de Ciro do PSDB é inevitável, é melhor que seja para uma sigla que pode ser "supervisionada" pelo governador.

Intriga no ninho
Serjão está incomodado com o fato de o ministro Paulo Renato (Educação) estar assumindo um papel mais agressivo na defesa do governo. O ministro das Comunicações acredita que o figurino só cai bem em si mesmo.

Mui amigo
Brizola, que já admitiu ser vice de Lula, saiu com outro discurso da reunião das oposições: "Lula é a grande reserva das esquerdas para os próximos 25 anos. Deve ser prestigiado. Não necessariamente como candidato".

Enéas cearense
Se não der certo a fusão do PPS com o PSB que Ciro Gomes quer para ser candidato a presidente, a única coisa que ele poderá dizer no horário eleitoral de TV é: "Meu nome é Ciro".

Guerra estadual
Vitor Buaiz (ES) e os três senadores do Estado estão filiando ao PPS e ao PTB políticos ligados a eles. Para minar a candidatura ao governo de Paulo Hartung, que conta com o apoio das siglas.

Comando absolvido
A Procuradoria Geral da República pediu ao STJ o arquivamento do processo contra Almir Gabriel (PSDB-PA), acusado do massacre de 19 sem-terra em Eldorado do Carajás. Segundo o parecer, só a polícia se excedeu.

Curativo de emergência
Ao dizer que Padilha (Transportes) é "competente e correto", FHC mandou um recado ao PMDB: não concorda com as críticas de Serjão, que disse haver esquemas no ministério.

Pego no contrapé
Carlos Albuquerque (Saúde) pode ter problemas por estrelar propaganda da CPMF, o que seria promoção pessoal. O Ministério Público investigará, a pedido de Vânio dos Santos (PT-SC).

Saída pelos fundos
Líderes governistas avaliam que a única chance de não deixar a reforma da Previdência para 99 é tentar votar o projeto que vem do Senado sem expectativa de vitória na Câmara. O governo manteria, pelo menos, o discurso de que fez a sua parte.

Prioridade verde
Treze casais de papagaios, em fase de reprodução, estão impedindo a duplicação de parte da BR-116. O Ministério dos Transportes não pode usar uma pedreira paulista, onde estão os ninhos. Mas um acordo com ambientalistas deve sair logo.

Vexame poupado
Por 52% a 48% dos votos, o governo brasileiro conseguiu evitar uma investigação do Banco Mundial sobre o uso de US$ 232 mi emprestados a plano de assentamento no vale do São Francisco. Mas terá que pôr US$ 290 mi do próprio bolso no projeto.

Diálogo impertinente
Lula pediu ao deputado estadual paulista Milton Monti (PMDB) que intermediasse uma conversa com Orestes Quércia.

Propaganda liberada
Os donos dos carros que ostentam o adesivo "FHC 98" estão tranquilos: o presidente vetou o artigo do Código Nacional de Trânsito que proibia o uso de adesivos nos vidros dos veículos.

Fundamentalismo cristão
Convidada a conhecer um programa de saúde em Tatuí (SP), Marta Suplicy passou apuros: foi recepcionada com protestos irados contra seu projeto de união gay, e o funcionário responsável pelo convite, afastado do cargo.

Doido pela cadeira
O vice paulistano, Régis de Oliveira (PFL), não se conforma em nunca assumir a prefeitura na ausência do prefeito Celso Pitta (PPB). Ontem, pediu à Câmara de Vereadores que tomasse providências a respeito.

Visita à Folha
O vice-presidente da República, Marco Maciel, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado do presidente do PFL em São Paulo, Cláudio Lembo.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Brizola, sobre as propostas de Ciro Gomes para acelerar as privatizações a fim de abater a dívida pública:
- É enterrar dinheiro na vala comum do cemitério das empresas públicas. Bate de frente com o que nós do PDT pensamos.

Próximo Texto: Fera ferida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.