São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente da Funai afastará assessor

Silvestre critica Sidney Possuelo

DA AGÊNCIA FOLHA EM MANAUS

O presidente da Funai, Sulivan Silvestre, disse ontem que vai afastar o sertanista Sidney Possuelo da chefia do Departamento de Índios Isolados. "Ele é um insubordinado e tem acarretado muitos problemas ao órgão", afirmou Silvestre. "O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio) sou eu e não Possuelo".
A decisão foi anunciada após uma reunião entre Silvestre e o general Paulo Roberto Corrêa Assis, chefe do Estado-Maior do CMA (Comando Militar da Amazônia), para definição de uma estratégia de vigilância e fiscalização das terras indígenas na região, sobretudo nas áreas de fronteira.
A Agência Folha apurou que o Exército condicionou seu apoio as operações de vigilância e fiscalização ao afastamento do sertanista.
Os militares acusam Possuelo de ser "intransigente" e de "vender aos estrangeiros" informações estratégicas da Amazônia.
Possuelo, em Brasília, foi lacônico ontem ao ser ouvido por telefone pela Agência Folha: "Sou defensor de uma causa e não insubordinado". Possuelo responsabilizou a omissão do governo pelas mortes decorrentes de conflitos envolvendo índios arredios e brancos na Amazônia.
O general Paulo Assis recusou-se a fazer comentários sobre a reunião. "Falamos à imprensa apenas por meio de comunicados que a 5ª secção vai divulgar", disse. Até as 17h, o comunicado não estava pronto. O sertanista José Carlos dos Reis Meireles, chefe da frente de contato do rio Envira (AC), está cotado para substituir Possuelo.

Texto Anterior: Déficit em 12 meses atinge R$ 27,4 bi
Próximo Texto: ACM diz que Mello defendeu privilégio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.