São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisas devem definir nome da oposição em 98

DA REDAÇÃO

O impasse nas reuniões de ontem em Brasília deve colocar as pesquisas eleitorais como fator decisivo na definição do candidato (ou candidatos) dos partidos de centro-esquerda em 98. O PT levou o nome de Luiz Inácio Lula da Silva para a reunião com os presidentes do PSB (Miguel Arraes), PDT (Leonel Brizola) e PC do B (Aldo Arantes). Com até 23% na última pesquisa Datafolha, os outros partidos aceitaram, constrangidos, "analisar" seu nome. Mas o próprio partido considera Lula um "candidato-limite", incapaz de unir as oposições.
Arraes, que antes do encontro esteve com Brizola, falou por telefone com Ciro Gomes. O tucano disse que estava inseguro sobre sua entrada no PSB. Mais tarde, afirmou que deve ir para o PPS, apostando numa fusão com o PSB. Brizola, que elogiou Ciro com ressalvas, disse que "ninguém sabe o que ele será em termos eleitorais" -tem até 8% nas pesquisas.
O presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu Itamar Franco, que deve ir para o PMDB, mas não diz a qual cargo concorrerá. Se tentar a Presidência, pode tirar Ciro do páreo.
Ontem ainda, a Câmara finalizou a votação do projeto de lei eleitoral. A sessão foi marcada por um bate-boca entre Carlos Apolinário (PMDB-SP) e Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA).

LEIA MAIS sobre a sucessão da pág. 1-5 à 1-8

Texto Anterior: A Folha de ontem na opinião do leitor
Próximo Texto: A Folha de ontem na opinião do leitor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.