São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM sorri e pede "por favor" no interior

WAGNER OLIVEIRA; EDMILSON ZANETTI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

O primeiro dia da "Operação Jeca Tatu" em São José do Rio Preto (451 km de SP) revelou uma PM cordial.
"Por favor", "por gentileza" e "boa viagem", acompanhados de sorrisos, foram adotados na maioria das abordagens.
A Agência Folha acompanhou uma das quatro barreiras montadas, das 16h às 17h, na entrada da cidade. Durante uma hora, foram parados cerca de cem carros.
Quando o motorista ou o passageiro era "figura pública", o carro era dispensado de revistas, como aconteceu com o deputado estadual Vergílio Dalla Pria (PMDB).
Aos cidadãos comuns, sempre sorrindo, os policiais pediam documentos. Depois, com um "por favor", diziam para descer, pediam licença para abrir bolsas, agradeciam e desejavam boa viagem. Segundo o major Gilmar Cestaro, chefe da Divisão Operacional do CPA-I/8 (Comando de Policiamento de Área do Interior/8), a cordialidade faz parte da nova filosofia da PM.
Bauru
A ação da PM agradou a moradores de Bauru (345 km de SP).
Cerca de 530 PMs foram mobilizados para a operação, que se concentrou em três pontos da cidade.
Em um dos bairros mais pobres e violentos de Bauru, conhecido como Desfavelamento, moradores ficaram surpresos com o número de policiais nas ruas. "A gente fica contente. Pena que é só por um dia", disse o pedreiro José da Silva.
"Que ladrão vai sair de casa sabendo desse monte de polícia na rua?", disse o desempregado Cícero Gomes, para quem a operação "é só para inglês ver".
O comandante da operação em Bauru, major Antonio Sérgio Marsola, disse que os policiais foram instruídos para tratar o cidadão com respeito.
(WAGNER OLIVEIRA E EDMILSON ZANETTI)

Texto Anterior: Falta de energia prejudica ação
Próximo Texto: Comandante acompanha blitze
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.