São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemães exibem seu ceticismo

ANNA LEE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O MNBA (Museu Nacional de Belas Artes) apresenta a exposição "Quatro Artistas da Turíngia no Rio de Janeiro".
Dieter M. Weidenbach, Christian Paschold, Frank Naumann e Roland Obst -nascidos na Turíngia, Estado da antiga Alemanha Oriental- retratam por meio de suas pinturas, esculturas, fotomontagens e fotografias, o período de unificação da Alemanha, marcado pela queda do muro de Berlim (1989).
As grandes telas de Dieter Weidenbach mostram uma obra estimulada por críticas políticas que sempre acompanharam o artista. Ele chegou a perder a cidadania e ser expatriado para Berlim Ocidental, em 1985. Em 1990, Weidenbach retratou o fuzilamento da família do último czar da Rússia.
As esculturas de bronze de Christian Paschold refletem a sua vitalidade pessoal. Ele trata a realidade da época com ironia. Esculpiu seu auto-retrato caracterizado de palhaço. "Me sinto enganado. O que vivemos hoje não é muito diferente do antigo regime", disse.
Sobre a escultura "Evolução Ética", diz: "Os homens mudam suas máscaras, mas nunca mudam sua essência. Foi isso o que aconteceu com a Alemanha Oriental".
Paschold também apresenta bustos do ex-líder soviético Mikhail Gorbatchov e do guerrilheiro Che Guevara.
Para o escultor, expor na América do Sul é a conquista de um sonho considerado impossível há sete anos. "Me sinto ingressando no futuro das artes. O velho mundo não tem mais nada de novo para produzir", disse.
Frank Naumann, designer gráfico e fotográfico, diagramador de livros e ilustrações, utiliza suas fotomontagens, aparentemente arbitrárias, para expor o sentimento de desolação que, segundo ele, hoje domina a população da antiga Alemanha Oriental.
"Olho para as pessoas e as vejo ainda perdidas nesse processo de transformação", disse.
O repórter fotográfico Roland Obst apresenta registros fiéis dos acontecimentos políticos do período de 1986 a 1994. Em uma das fotos ele mostra a retirada do Exército soviético, depois da queda do muro de Berlim, um dos militares carregando uma cafeteira. "Fomos invadidos pelo capitalismo."
A exposição "Quatro Artistas da Turíngia", promovida pelo ICBRA (Instituto Cultural Brasileiro em Berlim), é uma experiência pioneira de intercâmbio cultural entre o Brasil e a antiga Alemanha Oriental. O ICBRA também pretende levar artistas brasileiros para a Turíngia.

Exposição: Quatro Artistas da Turíngia no Rio de Janeiro
Onde: MNBA (av. Rio Branco, 199, centro, tel. 021/240-0068)
Quando: terça a sexta, das 10h às 18h; sábado e domingo, das 14h às 18h. Até 26 de outubro
Quanto: R$ 1 (grátis aos domingos)

Texto Anterior: NOITE ILUSTRADA
Próximo Texto: Ar é tema de exposição do Paço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.