São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chope cremoso em clima de 'saloon'

LUIS ANTÔNIO DEL TEDESCO

As margens do Ipiranga já não são tão plácidas como antigamente e hoje o riacho corre espremido entre as duas mãos da avenida Teresa Cristina. E vez por outra se rebela. Foi o que aconteceu em janeiro do ano passado, quando transbordou, inundou os dois salões do "Vintém" e destruiu seu mais precioso bem, um antigo balcão onde ficava a chopeira "movida" exclusivamente a gelo.
O balcão ficou destruído, mas a chopeira foi substituída -por outra também "unplugged"- e de lá ainda sai um chope (Brahma) bem cremoso, tirado pelo proprietário Renato Sargaço Júnior, 36. E com colarinho ao gosto do freguês.
Os petiscos são os de sempre: provolone, berinjela, salame, ovinhos de codorna etc. Mas o charme ali é o ambiente. À noite há pouco movimento na rua e das mesinhas da calçada se tem uma vista não exatamente bonita, mas ampla.
Lá dentro, você se sente em um misto de "saloon" e bar de beira de estrada. Da porta de duas folhas, parece que John Wayne vai surgir atirando. As paredes cobertas por tábuas escuras deixam o ambiente na penumbra e uma colcha de florzinhas substitui a cortina na janela dos fundos. Parece estranho, mas é acolhedor. Tanto que um dos salões é "reservado" aos casais.
A semana do "Vintém" começa na segunda, mas é a partir de terça que a chopeira recebe a carga total de gelo e o chope sai mais redondo.
Não deixe de conversar com o fiel escudeiro de Sargaço, o José Inaldo, ou melhor, Dudu, que como o amigo de "Popeye", é louco por hambúrgueres. É um pouco mal-humorado, mas é só aparência.
VINTÉM r. Costa Aguiar, 39, Vila Monumento, região sudeste, tel. 273-1787. 120 lugares. Seg. a sáb.: 16h à 0h. Preços: R$ 1,50 (chope) e R$ 5 (uísque).

Texto Anterior: Futuro se revela em mostra no ICI
Próximo Texto: Farol reabre om bons pratos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.