São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irã e Iraque promovem aproximação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Irã e o Iraque, que travaram uma sangrenta guerra de 1980 a 1988, concordaram em iniciar um diálogo político para normalizar os laços entre os dois países e resolver questões ainda em disputa, disse ontem um jornal iraquiano.
Segundo a reportagem, o ministro das Relações Exteriores do Iraque, Mohammed Saeed al Sahaf, se encontrou com seu colega iraniano, Kamal Kharrazi, em Nova York (EUA) anteontem no primeiro encontro entre autoridades dos dois países desde que o clérigo moderado Mohammad Khatami assumiu a Presidência do Irã, em agosto último.
Sahaf afirmou ao "Al Qadissia" (diário oficial do Iraque) que ele e Kharrazi trocaram opiniões sobre "qual a melhor maneira de estabelecer um diálogo político entre os dois países para solucionar questões pendentes", disse o jornal.
Entre os pontos de atrito estão a repatriação de prisioneiros de guerra e as centenas de aviões enviado por Bagdá ao Irã quando a capital iraquiana era bombardeada durante a Guerra do Golfo (1990-1991).
O chanceler iraquiano disse que seu colega do Irã o convidou para visitar Teerã (capital iraniana) a fim de iniciar o diálogo. Sahaf afirmou que um convite similar foi feito por ele a Kharrazi. O jornal não divulgou as datas dessas visitas.
Segundo o "Al Qadissia", Sahaf pediu que o Irã liberte todos os iraquianos ainda mantidos como prisioneiros de guerra. O Iraque afirma que há mais de 18 mil. Na sexta-feira, a chancelaria iraquiana elogiou o Irã pela libertação de 46 prisioneiros de guerra do Iraque.
O Irã nega manter prisioneiros guerra iraquianos. Segundo o governo de Teerã, é o Iraque quem mantém mais de 5.000 iranianos presos.
Na segunda, Sahaf havia pedido às Nações Unidas que ajudassem na recuperação pacífica de 140 aeronaves iraquianas enviadas ao Irã durante a Guerra do Golfo. Segundo o Iraque, os iranianos estão utilizando os aviões.

Texto Anterior: Família Forbes vende sua ilha no Pacífico
Próximo Texto: Frente islâmica pede trégua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.