São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A serviço do conforto

MARCELO LIMA

Mais adaptados, novos sofás agradam aos olhos e ao corpo
Dispor sofás e poltronas do mesmo tipo em torno de uma mesa de centro e posicionados simetricamente sobre o tapete não é mais a única solução para decorar a sala de estar.
Cada vez mais autônomo em relação aos demais móveis, o sofá passa a ser valorizado também por seu desenho e ganha destaque na sala, especialmente agora, quando a TV parece reconquistar seu espaço na área social.
Mais adaptados aos espaços pequenos, o mercado oferece hoje modelos menores, de até três lugares, que podem ser facilmente combinados a cadeiras e poltronas. Como revestimentos, tecidos naturais em branco e cru continuam em alta, enquanto os tons fortes surgem como recurso para realçar as peças.
"A decoração da sala de estar deve sempre começar pelo sofá. A partir dele, devem ser definidos os demais elementos, como tapetes e mesas acessórias", afirma o designer e decorador Wagner Cozzolino, da Manufatura Contemporânea de Sofás.
Segundo a decoradora Jóia Bergamo, do Atelier 3, o sofá deve ser confortável e prático. Para facilitar a limpeza e a manutenção das peças, é importante empregar como revestimento tecidos resistentes como as camurças sintéticas e os naturais impermeabilizados.
Jóia aconselha também verificar a procedência dos móveis antes de se optar por um modelo. "Como a qualidade da estrutura interna não pode ser observada, a solução é adquirir as peças em empresas conceituadas", adverte.

ONDE ENCONTRAR - Arquias: r. Conselheiro Zacarias, 418, Jardim Paulistano, região sudoeste, tel. 887-5692. Veja roteiro de sofás nas páginas 28 e 29.

Texto Anterior: Do canteiro aos vasos
Próximo Texto: homenagem à grande alma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.