São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP tem 20 mil novos veículos por mês

DA REPORTAGEM LOCAL

O trânsito de São Paulo piora literalmente dia-a-dia, devido à falta de investimentos em transporte público e ao crescimento desenfreado da frota paulistana de carros de passeio.
O ritmo atual de crescimento da frota é de cerca de 20 mil veículos por mês. Em agosto passado, último dado disponível no Detran, a frota total da cidade beirava 4,9 milhões de carros, quase o triplo da quantidade de veículos de 1980.
Até o final do ano, deverá chegar a 5 milhões, criando a relação de 1 carro para cada 2 habitantes.
Em compensação, a frota de ônibus, no mesmo período, pulou de pouco mais de 9 mil veículos para quase 11,5 mil hoje. A expansão da malha viária, de 1980 para cá, foi de 3 mil quilômetros, aumentando de 13 mil para 16 mil quilômetros.
"Investir apenas em obras para aumentar a malha viária não resolve os problemas do trânsito", afirmou Roberto Scaringella, diretor-presidente do Instituto Nacional de Segurança no Trânsito.
Por mais espaço que alguns administradores queiram abrir na cidade para o avanço do automóvel, não há como arrumar lugar para uma frota tão grande como a da capital paulista.
A única saída é investir maciçamente em transporte público -que carrega muito mais gente e gera menos trânsito.
Paralelamente a essa medida, há também quem defenda, como Scaringella, a criação de novas restrições à circulação de automóveis (caso do pedágio urbano).

Texto Anterior: Motorista rejeita rodízio espontâneo
Próximo Texto: Reprovação em demonstração do IM é de 53%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.