São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 1997 |
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Conheça bem a escola de seu filho -Verifique pessoalmente a estrutura física do estabelecimento, de preferência em horário de aula -Confira se o local possui equipamentos de segurança (extintores de incêndio, escadas de emergência, sensores de fumaça) e higiene. Observe os níveis de ruído e poluição. Iluminação e ventilação precisam ser naturais. Banheiros e bebedouros devem estar à disposição -Alunos de pré-escola não devem ficar em andares superiores, mas no térreo, para facilitar a saída em casos de emergência -Veja se nas proximidades há sinalização de trânsito (semáforos, faixas de segurança, guardas) e serviços de infra-estrutura (transporte público, hospitais) -Peça à secretaria o calendário de atividades complementares (viagens, excursões, visitas), seu custo e eventual implicação na avaliação do aluno -Fique atento aos benefícios oferecidos na redondeza. Pergunte se a escola tem algum convênio com prestadoras de serviço (cursos de língua, natação, restaurantes, livrarias) -Veja se a escola oferece descontos para pagamentos antecipados ou de irmãos, além de bolsas de estudo -Conheça a linha de ensino com a qual a escola trabalha. Às vezes, o método do estabelecimento se choca com a educação dos pais -Observe se carga horária é cumprida em um único período (matutino, vespertino, noturno) ou alcança outros, acarretando despesas complementares (almoço, lanche, transporte fora do horário regular). Pergunte também à secretaria sobre as condições e requisitos para uma eventual mudança de horário -Verifique a formação dos professores e demais profissionais ligados à instituição (psicólogos, bibliotecários, técnicos), realização de cursos de aperfeiçoamento e reciclagens -Solicite uma cópia do regimento interno da escola, que deve conter no mínimo: uso ou não de uniforme; controle de frequência (chamada, cartão magnético); penalidades (advertência, suspensão, expulsão); número máximo de faltas; nota mínima por bimestre; reposição de aula e recuperação Fonte: Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) Texto Anterior: 'Desistência dá prejuízo' Próximo Texto: Empresário pede troca de Fiat 0 km Índice |
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