São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jerônimo Jardim, autor de 'Purpurina', volta com CD

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

"Digitais" marca retorno do compositor após 13 anos

Jerônimo Jardim, autor de "Purpurina", volta com CD
O lançamento de "Digitais" traz de volta à ativa o músico gaúcho Jerônimo Jardim, após 13 anos longe dos palcos e dos estúdios. Jardim é o compositor de "Purpurina", a balada com a qual Lucinha Lins ganhou em 1980 o primeiro prêmio do MPB Shell, no Maracanãzinho.
Em 1984 e 1985, após duas vaias, Jardim decidiu abandonar o cenário musical.
Uma aconteceu no Maracanãzinho quando o público discordou da derrota de "Planeta Água" -de Guilherme Arantes- para "Purpurina". A outra foi em um festival de música gaúcha.
A música "Astro Haragano", que causou o apedrejamento do artista ao vencer um festival de música regional em Uruguaiana (RS), está na 12ª faixa de "Digitais". O CD tem a participação de Borghetinho, Bebeto Alves e Geraldo Flach.
O pecado de Jardim no festival foi usar recursos técnicos e melodia diferentes das tradicionais.
O próprio compositor, porém, se define como adepto da Música Popular Brasileira "a partir de uma visão sulista, mas nunca como um músico regionalista". No CD há espaço para a música tradicionalista gaúcha, chorinho e samba.
"Minhas músicas continuam sonhando com a voz de Elis", diz Jardim no encarte do CD. A porto-alegrense Elis Regina, que já interpretou algumas de suas músicas, é sua "principal referência".
Jardim diz não ter mágoas. "No MPB Shell, o povo gostava de 'Planeta Água' e se sentiu frustrado por não eleger sua canção", falou.
Quanto ao apedrejamento em Uruguaiana, a mágoa foi maior. "Ser apedrejado em casa foi um desgosto, a gota d'água", afirmou. Na época, ele vendeu o violão e ficou oito anos sem ir a bares com música ao vivo. Dedicou-se então ao direito e publicidade.

Texto Anterior: Oratório mineiro decora quarto do papa em sua estadia no país
Próximo Texto: Artistas recebem hoje o Prêmio Santista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.