São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arraes tenta aproximação com Itamar

LUÍS COSTA PINTO

LUÍS COSTA PINTO; FERNANDO RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois da filiação de Ciro Gomes ao PPS, governador negocia com PMDB e tenta superar problemas regionais

FERNANDO RODRIGUES
O governador de Pernambuco, Miguel Arraes, presidente do PSB, está mandando recados ao ex-presidente Itamar Franco (PMDB) acenando com um possível apoio à candidatura presidencial do peemedebista em 1998.
Quem faz o papel do leva-e-traz recados entre os dois é o ex-senador Jamil Haddad (PSB-RJ), que foi ministro da Saúde do governo Itamar. A possibilidade de apoio ao ex-presidente é uma das alternativas que Arraes tem depois que o PSB perdeu o concurso da filiação do ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes, que optou pelo PPS.
Na avaliação de Arraes, segundo a Folha apurou, o cenário ideal seria o mostrado hoje pelas pesquisas eleitorais. Ciro tem 8%, no máximo, segundo o Datafolha. O maior percentual atingido por Itamar é 13%. Mantida essa diferença, o candidato de centro-esquerda tenderia a ser Itamar, segundo Arraes. Nessa hipótese, o governador estaria livre de apoiar Ciro.
Para ajudar a viabilizar a candidatura de Itamar, o presidente do PSB está dando declarações que têm sido interpretadas como um apoio explícito ao ex-presidente.
"Itamar é uma perspectiva de candidatura de centro-esquerda", disse ontem Arraes à Folha, por intermédio de sua assessoria.
Problemas em Pernambuco
Apesar de sinalizar para diversos partidos e políticos em todo o país dando a entender que poderá autorizar o desembarque do pequeno PSB (2 governadores, 2 senadores e até hoje 15 deputados federais) numa candidatura de oposição, Arraes enfrenta problemas com representantes das legendas oposicionistas em Pernambuco.
O governador está rompido com o PT local, que o apoiou em 94 e não subirá no seu palanque em 98, tem uma difícil convivência com o presidente do PPS, senador Roberto Freire (PE), e o maior adversário de sua administração é Jarbas Vasconcelos (PMDB), ex-prefeito do Recife e candidato a governador do Estado no próximo ano.
O péssimo relacionamento entre Arraes e Vasconcelos é o maior obstáculo a um estímulo explícito do governador ao desejo de Itamar de se candidatar a presidente. Esse incômodo local foi revelado a Haddad e a Itamar na quinta-feira passada, em Brasília.
Vasconcelos defende a coligação do seu partido com o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), candidato à reeleição.
Convidado a gravar algumas mensagens de 30 segundos para o horário gratuito do PMDB, Vasconcelos recusou o pedido após a filiação de Itamar à legenda.
A alternativa Ciro
Há ainda uma possibilidade aberta para que o ex-ministro Ciro Gomes, mesmo no PPS, consiga a adesão do PSB de Arraes. Isso caso o presidente do PT, José Dirceu, e o virtual candidato petista à presidência Luiz Inácio Lula da Silva não consigam calar os protestos da secção pernambucana do PT.
Isso, combinado a um apoio até mesmo formal de Vasconcelos a Itamar como candidato peemedebista, empurraria Arraes de volta à candidatura de Ciro, a quem ensaiou apoiar nas últimas semanas.
"Insisto em dizer que Ciro Gomes é a melhor alternativa de candidatura de centro-esquerda. Não vou falar mal dos outros, mas posso dizer que ele é o melhor. Negar-lhe condições de se lançar retirando-lhe apoio dos partidos pode ser um grave erro", disse o deputado Fernando Lyra (PSB-PE), que ainda crê no apoio do PSB a Ciro.
Lyra não acredita que o PT possa rever sua posição sobre o governador: "É impossível o PT parar de implicar com a administração dele". "E é inútil esperar que por causa de uma candidatura presidencial Vasconcelos cometa erros que ponham em risco sua candidatura no Estado. Se precisar apoiar dois candidatos a presidente para inviabilizar um palanque no qual Arraes suba em cima, Jarbas assim o fará", afirmou.
Agenda política
Apesar do revés com a defecção de Ciro, Arraes deseja continuar a reforçar o partido. Ele participa hoje de manhã, em Goiânia (GO), da filiação de Darcy Accorsi ao PSB. Accorsi foi prefeito de Goiânia de 93 a 96 pelo PT.
Às 15h, em Brasília, presencia a filiação do deputado Almino Affonso (PSDB-SP) ao PSB. Arraes permanece em Brasília até sexta. O objetivo, segundo sua assessoria, "é fazer articulações políticas".

Texto Anterior: Regra para votos brancos será mantida
Próximo Texto: Provocações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.