São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão recomenda impeachment em SC

Votação pode ser nesta semana

FÁBIO ZANINI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

A comissão especial da Assembléia de Santa Catarina aprovou ontem seu relatório final, recomendando o impeachment do governador do Estado, Paulo Afonso Vieira (PMDB).
O parecer será agora submetido ao plenário da Assembléia Legislativa, o que poderá acontecer ainda esta semana.
A tendência, contudo, é que a votação aconteça na semana que vem, sendo necessários os votos de 27 deputados estaduais para aprovar o afastamento do governador catarinense.
O relatório também pede o impeachment do ex-secretário de Fazenda Paulo Paraíso e do ex-procurador-geral do Estado João Carlos Hohendorff.
Todas as autoridades estão indiciadas por supostas irregularidades na emissão de títulos públicos destinados ao pagamento de precatórios (dívidas judiciais).
O governador é acusado de falsificação de ordem de serviço usada para instruir processo de emissão de títulos, retardamento doloso da publicação de aviso de licitação, envio ao Senado de informações falsas sobre precatórios, pagamento indevido de taxa de sucesso ao Banco Vetor e desvio de recursos obtidos com a venda de títulos.
O relatório, elaborado pelo deputado estadual Gilson dos Santos (PPB), também suspendeu o processo contra o vice-governador, José Augusto Hulse (PMDB), até que se resolva uma polêmica jurídica quanto ao quórum necessários para o recebimento da denúncia pelo plenário.
O parecer de Santos foi aprovado com quatro votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção.
Também foi incluída no parecer uma menção à participação na operação de emissão de títulos do ex-coordenador do Departamento de Dívida Pública da Prefeitura de São Paulo Wagner Batista Ramos.

Texto Anterior: STJ arquiva inquérito contra governador
Próximo Texto: Provocação deve ser evitada, diz d. Eugenio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.