São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suplente de vereador quer ser mulher

DA FOLHA VALE

O suplente de vereador Josias de Oliveira (PPB), 21, de São José dos Campos (97 km de São Paulo), conhecido como Margarida, quer trocar de sexo e pretende aproveitar a resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) que autoriza a cirurgia em hospitais públicos.
Margarida afirmou que deve viajar esta semana para São Paulo para procurar um hospital especializado para a operação.
Na semana passada, o conselho divulgou a resolução que autoriza a cirurgia em hospitais públicos e divulgou a medida no "Diário Oficial da União".
Para se candidatar, é preciso ter mais de 21 anos e apresentar diagnóstico que prove o transexualismo (desejo que leva a pessoa a querer pertencer ao sexo oposto). "Tenho todos os requisitos para realizar a operação", afirma Margarida.
Margarida ocupa a posição de terceiro suplente do vereador Jairo Pintos (PPB).
Família
A decisão de Margarida é apoiada pela família.
Sua mãe, Carmem Salete de Oliveira, 48, afirma que filho sabe o que quer.
"Só rezo para que corra tudo bem. Não me importa se ele mudar de sexo, vou amá-lo do mesmo jeito."
Carmem tem nove filhos e disse que no começo foi difícil aceitar a homossexualidade de Margarida. "Com o tempo todos entenderam", disse ela.
Margarida espera que, caso ocorra a cirurgia, a Câmara de São José dos Campos permita que ele assuma seu cargo. "Como vereadora, quero lutar pelo povo da cidade", afirmou.
Segundo o suplente de vereador, a população de São José o ajudou a fazer a campanha eleitoral.
"Conseguia margaridas gratuitamente para distribuir nas ruas." Ele disse que após a cirurgia vai inserir o apelido Margarida oficialmente no nome.

Texto Anterior: Pacientes terão ficha médica eletrônica
Próximo Texto: Japão é modelo para polícia comunitária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.