São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turquia faz ofensiva contra grupo curdo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Aviões F-4 e F-16 da Turquia bombardearam bases rebeldes curdas no norte do Iraque ontem, na segunda semana de operações dentro do território iraquiano.
Militares turcos disseram que tropas terrestres também estão envolvidas na operação, que estaria levando os curdos a se retirar para a fronteira do Iraque com o Irã. As bases bombardeadas ontem teriam sido "reduzidas a pó", segundo os militares turcos.
As tropas turcas já teriam matado 242 rebeldes do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) desde o início da ofensiva, na semana passada. A agência de notícias "Dem" (pró-curda) disse que o PKK estaria resistindo à ofensiva.
Assustada com a intensidade dos combates, a Síria enviou uma divisão de tanques para a sua fronteira com o Iraque.
A ofensiva turca também levou Bagdá a colocar as tropas iraquianas em alerta. O governo do ditador Saddam Hussein perdeu o controle sobre o norte do Iraque para grupos curdos iraquianos após sua derrota na Guerra do Golfo (1991).
O PKK iniciou sua campanha contra o governo turco em 1984. Mais de 26 mil pessoas já morreram nos conflitos.

Texto Anterior: Israel e palestinos retomam o diálogo
Próximo Texto: Irã ataca bases da oposição no Iraque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.