São Paulo, sexta-feira, 4 de dezembro de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gravadora estuda pagar direitos

CYNARA MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

A diretora de business-affairs da PolyGram, a advogada Ana Fonseca, admitiu ontem que "a publicação em si" da música "A Alegria (Aeróbica do Senhor)" em dois CDs anteriores ao do padre Marcelo Rossi é um "indício de autoria" da canção.
Segundo ela, a gravadora estaria disposta a pagar os direitos aos reais compositores da canção, que aparece no disco "Músicas para Louvar ao Senhor", do padre Marcelo, como sendo de "domínio público".
"Se for comprovado que a autoria é deles, os direitos serão pagos", disse Fonseca.
Ela não quis revelar o valor que pode ser repassado aos autores da canção. A autoria é reivindicada por dois compositores paulistas, Haryson Guanaes e Vavá Rodrigues.
Os compositores querem receber R$ 150 mil pela cessão dos direitos autorais.
A "Aeróbica" é o carro-chefe do CD do padre Marcelo, que já vendeu mais de 2,2 milhões de exemplares.
Guanaes e Rodrigues argumentam que a música havia sido publicada em dois CDs anteriores, onde aparecem como autores da canção. Eles enviaram uma notificação à gravadora, que diz ainda não ter recebido nenhuma reclamação de direitos. O advogado dos compositores, Carim Saad, porém, disse já ter sido procurado pela PolyGram para um acordo.
A advogada Ana Fonseca disse que, antes da publicação do CD de Rossi, a PolyGram teria enviado a várias entidades evangélicas uma circular solicitando a identificação das obras que estavam no disco -há outras sete músicas no CD indicadas como de "domínio público, direitos reservados"- e cujos autores eram desconhecidos.
"A lei faculta ao autor o registro da obra, mas, se eles não o fizeram, não podem exigir que terceiros conheçam a música. A gravadora não tem obrigação de saber", disse.
O padre, novamente procurado pela reportagem da Folha, não foi localizado. Seu pai, Antonio Rossi, disse que o filho não irá falar sobre o assunto, que foi remetido à assessoria jurídica da gravadora PolyGram.

Texto Anterior: Quatro vestibulares encerram inscrições
Próximo Texto: Paciente pobre desiste mais do tratamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.