São Paulo, sexta-feira, 4 de dezembro de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Do rock 'light' ao metal

BRUNO GARCEZ

O fim-de-semana reserva atrações díspares para os amantes de rock'n roll. Enquanto fãs de heavy metal e de rock pesado em geral estiverem aglomerados no estacionamento do Anhembi para ouvir furiosas viradas de baterias e pesadas e distorcidas guitarras, a suntuosa casa de espetáculos Via Funchal estará recebendo uma apresentação farta em violões, cordas e metais. As guitarras também estarão presentes, ainda que não em primeiro plano.
Para comemorar seus 13 anos de existência, a 89 FM reúne, neste sábado, em um mesmo palco, o heavy metal dos ingleses Iron Maiden e dos alemães Helloween, e o misto de forró e hardcore promovido pela banda brasileira Raimundos. O local da apresentação, o estacionamento do sambódromo, pode não ser dos mais cômodos, principalmente se levarmos em conta que são aguardadas cerca de 25 mil pessoas e que o espaço admite 30 mil. Mas, para os fãs de rock pesado -público pouco dado a requintes-, é o volume dos decibéis que importa e não as comodidades oferecidas.
A banda Titãs, por outro lado, escolheu a confortável e luxuosa Via Funchal, com capacidade para 6.000 pessoas, para realizar o show "Volume Dois", que comemora as 500 mil cópias vendidas do álbum homônimo.
A apresentação reúne o repertório do disco, que recria, em versões mais suaves, alguns clássicos dos Titãs, como "Sonífera Ilha", "Não Vou me Adaptar" e "Desordem", além de trazer "É Preciso Saber Viver" (regravação da música de Roberto e Erasmo Carlos), "Senhora e Senhor" e "Caras como Eu", entre outras.
Releituras também serão vistas na apresentação do Iron Maiden, que faz a apresentação de encerramento do show da 89 FM. O atual vocalista da banda, Blaze Bayley, deve interpretar músicas que se tornaram célebres na voz de seu antecessor, Bruce Dickinson, como "The Number of The Beast" e "The Trooper".
O grupo, formado em 76, só tem, atualmente, dois músicos de sua formação original, o guitarrista Dave Murray e o baixista Steve Harris. O Iron Maiden deve conciliar canções de suas várias fases, acrescidas de composições de seu último disco, "Virtual 11", o segundo com Blaze Bayley.
A abertura do show do Iron Maiden será feita pela banda alemã Helloween, que vem abrindo as apresentações da turnê "Virtual 11". O grupo apresentará alguns de seus maiores sucessos e canções de seu CD recém lançado, "Better than Raw".
A primeira atração da noite será o grupo brasiliense Raimundos, que se caracteriza pelas letras quase obscenas e pela mistura de ritmos tradicionais, como forró e baião, com hardcore. O último disco da banda, "Lapadas do Povo", foi produzido pelo inglês Mark Dearnley, que tem em seu currículo trabalhos com Black Sabbath e AC/DC, o que garante o peso do show.
Ainda que acompanhados por cordas e por metais, os Titãs também prometem peso. "Um arranjo orquestral pode ser tão vibrante quanto ter várias guitarras no palco", diz o guitarrista Toni Bellotto. O show da banda será dividido em três sets: o primeiro, eletroacústico, traz composições novas e releituras de músicas antigas. O segundo traz versões acústicas para sucessos do grupo. Somente no último set, em que serão interpretadas canções mais pesadas como "AAUU" e "Bichos Escrotos", é que as guitarras ganham destaque, relembrando a fase anos 80 do grupo.

Texto Anterior: Sganzerla volta a Orson Welles
Próximo Texto: IRON MAIDEN, HELLOWEEN E RAIMUNDOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.