São Paulo, segunda-feira, 28 de dezembro de 1998
Próximo Texto | Índice

Custo-benefício; Cachimbo da paz; Jogo aberto; Sem aperto de mão; Bancada dividida; Marcando posição; Chega cacifado; Bênção baiana; Sintonia fina; Montando equipe; Privatização de preços; Sonho meu; Ir e vir; Suplente de miserável; À moda maranhense; Austeridade difícil

Custo-benefício
ACM está em campanha para desfazer a imagem de que manda em FHC. Ela não deixa mal só o presidente. O baiano também acaba impedido de fazer algumas coisas (influir mais na reforma ministerial, por exemplo).

Cachimbo da paz
Está em curso um processo de reaproximação entre ACM e Serra. O ministro da Saúde "já não é olhado com tanta desconfiança" pelo baiano, segundo Carlos Wilson (PSDB-PE), um dos articuladores da pacificação.

Jogo aberto
Com Pimenta da Veiga no Ministério das Comunicações, abre-se espaço para a articulação do nome do deputado federal José Aníbal à presidência do PSDB. Aníbal também é cotado para ser secretário de Covas em SP.

Sem aperto de mão
Assim como Antônio Britto(RS), Miguel Arraes (PE) também não deve transmitir o cargo ao sucessor, Jarbas Vasconcelos (PMDB). Além da inimizade antiga, a transição em Pernambuco foi uma das mais turbulentas.

Bancada dividida
Se a disputa da liderança do PT for a voto em 99, João Paulo (SP) é quem tem mais chance entre os deputados reeleitos. Mas José Genoino (SP) é o preferido pelos que estão chegando à Câmara pela primeira vez.

Marcando posição
No caso de não haver acordo entre os moderados José Genoino e João Paulo na disputa da liderança do PT na Câmara, a esquerda pode lançar um candidato. O nome mais forte no grupo é o de Walter Pinheiro (BA).

Chega cacifado
Cristão novo na Câmara, Djalma Paes pode ser o novo líder do PSB. Presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, é um nome da absoluta confiança do cacique Miguel Arraes.

Bênção baiana
ACM aprovou a reforma ministerial de FHC. Aos amigos, tem dito que não há nada que o desagrade na composição política feita pelo presidente.

Sintonia fina
FHC ainda fará ajustes na equipe que assume no dia 1º. Provavelmente logo após a votação da CPMF, segundo a expectativa dos tucanos. Para criar a Secretaria de Governo, que ficou de fora da atual reestruturação depois do veto dos partidos aliados a Pimenta da Veiga (PSDB-MG).

Montando equipe
Indicação do vice Marco Maciel (PFL) para a presidência da Caixa Econômica Federal, Emílio Carazai já fez convites para eventuais auxiliares.

Privatização de preços
As empresas telefônicas privatizadas estão enquadrando as empreiteiras para reduzir os preços praticados durante as administrações públicas. Têm conseguido abatimentos de até 30%.

Sonho meu
Com uma campanha publicitária nas ruas, Goro Hama, alvo de investigação do Ministério Público, tenta se manter no comando da CHDU. Ele se apega ao programa de casas populares "Sonho Meu", tocado por Covas.

Ir e vir
Não ficou somente na campanha eleitoral. O reeleito Covas e as firmas que gerenciam as estradas paulistas enfrentam pelo menos 50 ações na Justiça contra a cobrança de pedágio.

Suplente de miserável
Em alguns municípios do Piauí, o titular da vaga no programa de emergência contra a seca fica obrigado a escolher uma pessoa que ficou de fora do benefício como "suplente". O escolhido tem direito a receber alguns meses no lugar do titular.

À moda maranhense
A governadora Roseana Sarney (PFL-MA) quer adotar, no segundo mandato, projeto de orçamento participativo ao estilo petista. Para que a idéia prospere, já criou gerências regionais de administração no Estado.

Austeridade difícil
O dinheiro do contribuinte pagou os cartões de Natal de alguns burocratas da Câmara. Até o secretário de Comunicação Social, Ronaldo Paixão, enviou seus votos institucionais na cota de correios da Casa.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do deputado federal Milton Temer (PT-RJ), sobre como acha que será a relação do PT com o governo FHC em 99:
- O PT vai dar porrada no governo o ano inteiro.

Próximo Texto: Coroa de espinhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.