São Paulo, segunda-feira, 28 de dezembro de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mozarteum Brasileiro retoma temporada internacional

Barítono José Van Dam e violinista Gidon Kremer participam

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Mozarteum Brasileiro não terá um carro-chefe em sua programação internacional de 1999, como ocorreu este ano com a Orquestra Royal Concertgebouw. Será, mesmo assim, uma temporada prestigiosa, com o barítono belga José Van Dam, os maestros Mariss Jansons e Marek Janowski, e o violinista Gidon Kremer.
Serão sete programas, todos no Teatro Municipal de São Paulo, com três deles apresentados ao ar livre, no parque Ibirapuera, programados porque a prefeitura é co-produtora da temporada.
Há duas incógnitas que podem se transformar em boas surpresas: a Orquestra da Rádio de Hannover e a Filarmônica da Ópera de Kiev.
Mas há também duas boas orquestras de reputação emergente dentro do mercado sinfônico europeu. São as filarmônicas da Rádio França e a de Oslo.
Ambas devem boa parte de sua reputação aos maestros que hoje as dirigem. Janowski, que virá com a da rádio francesa, já foi primeiro regente das óperas de Colônia e Hamburgo e gravou, com a Staatskapelle de Dresden, as quatro óperas do ciclo "O Anel dos Nibelungos", de Richard Wagner.
O letão Mariss Janson já foi assistente do antológico Mravinski na então Orquestra de Leningrado (hoje São Petersburgo). Aos 56 anos, é um dos mais requisitados maestros, na Europa e Estados Unidos, de sua geração de músicos da ex-URSS.

Gidon Kremer
O barítono José Van Dam estará completando em breve 60 anos. A conferir o estado de sua voz, uma das mais requisitadas nos anos 70 em produções de óperas de Mozart, na Alemanha, Itália e EUA.
Quanto ao violinista alemão de origem russa Gidon Kremer, sua volta a São Paulo é sempre bem-vinda, embora ele não tenha explorado o bastante, em suas récitas anteriores, o repertório contemporâneo do qual se tornou um mestre e um grande divulgador.

O quê: temporada do Mozarteum Brasileiro
Informações: pelo tel. 011/815-6377 (a partir de fevereiro)

Texto Anterior: Teatro mineiro foi inaugurado em 1929
Próximo Texto: Mozarteum Brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.