Índice geral Acontece
Acontece
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crianças dançam com bailarinos europeus

Grupo alemão e jovens de São Paulo dividem a cena em releitura de "Orlando Furioso"

JULIANNA GRANJEIA
DE SÃO PAULO

"As crianças brasileiras são mais fortes, rápidas e concentradas." A afirmação é da diretora da companhia alemã de dança contemporânea Cocoondance, Rafaele Giovanola, que fala emocionada sobre um projeto que reúne jovens de coletivos paulistanos e bailarinos europeus profissionais. "Fiquei arrepiada", diz.

Após duas semanas de ensaios em que dez crianças e adolescentes do grupo 16 Meninos da 13 de Maio, do Bexiga, e da Fábrica de Criatividade, do Capão Redondo, contracenaram com um corpo de dançarinos estrangeiros, o espetáculo "Orlando-Remix" estreou ontem. Há outra apresentação hoje, no Sesc Consolação.

A coreografia é baseada em "Orlando Furioso", sátira de Ludovico Ariosto (1474-1533) aos romances de cavalaria. E foi montada originalmente para o teatro de ópera de Bonn, cidade-sede do Cocoondance -grupo reconhecido pela improvisação e pela poética em teatro-dança.

O brasileiro Marcelo Omini, bailarino e assistente de direção, e Giovanola dizem não se tratar de projeto assistencialista. "As crianças são tratadas e se portam como profissionais. É claro que tem o lado social, mas o enfoque não é esse. O palco é muito especial, e elas sentem isso", afirma Omini.

Este é o terceiro ano que Giovanola vem ao Brasil desenvolver o projeto Cocoondance, com aulas de dança contemporânea para crianças e adolescentes.

Desta vez, a diretora quer levar seis brasileiros para a Alemanha. "Já tenho todo o apoio de lá, acomodação, alimentação, só faltam as passagens aéreas. Esse intercâmbio seria uma experiência muito importante tanto para as crianças brasileiras quanto para as alemãs", afirma ela.

A coordenadora do grupo 16 Meninos da 13 de Maio, Penha Pietra, é a responsável no Brasil por organizar a viagem.

ORLANDO - REMIX

QUANDO hoje, às 21h

ONDE Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245; tel.: 3234-3000)

QUANTO de R$ 5 a R$ 20

CLASSIFICAÇÃO 12 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.