Índice geral Acontece
Acontece
| Índice | Comunicar Erros

MÚSICA ERUDITA 2012

Grandes pianistas dominam temporada

Nomes importantes do instrumento vão se apresentar no Brasil, entre eles Nelson Freire, Evgeny Kissin e Lang Lang

Programação destaca os cem anos da Sociedade de Cultura Artística e inclui atrações fora do eixo Rio-São Paulo

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Brasil será invadido por uma legião de pianistas de renome internacional na temporada 2012.

A lista de músicos que tocam em São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte vai do refinamento de Nelson Freire (abril) à extroversão de Lang Lang (maio).

A relação é grande e expressiva: irmãs Labèque (março), Barry Douglas (maio), Evgeny Kissin (junho), Rudolf Buchbinder (julho), Dang Thai Son (agosto), Marc André Hamelin (agosto), András Schiff (agosto), Leon Fleisher (agosto), Alexandre Tharaud (setembro), Jean-Efflam Bavouzet (outubro), Maria João Pires (outubro) e Arnaldo Cohen (novembro), entre outros.

Nas cordas, a Osesp adotou o violoncelista Antonio Meneses como artista residente, recebendo ainda a perfeição do violino de Hilary Hahn (setembro). Na série beneficente da Tucca, destaques para o violino "crossover" de Nigel Kennedy (abril) e para o violoncelo suave de Steven Isserlis (setembro).

Entre as grandes orquestras, o Mozarteum Brasileiro incluiu no calendário as aguardadas apresentações da Sinfônica Alemã de Berlim, regida por Vladimir Ashkenazy (maio), e da National Symphony Orchestra, de Washington (junho), sob a batuta de Christoph Eschenbach.

A Sociedade de Cultura Artística, que comemora cem anos de existência em 2012, destaca a Orchestra del Maggio Musicale Fiorentino (agosto), sob regência de Zubin Mehta.

No canto lírico, a Cultura Artística traz a São Paulo duas estrelas do Metropolitan de Nova York, no auge da forma: a mezzo Joyce DiDonato (setembro) e a soprano Renée Fleming (novembro).

O Theatro Municipal de São Paulo, por enquanto, só confirmou programação até o mês de maio, com cinco óperas previstas: "La Traviata", de Verdi; "Così fan Tutte", de Mozart; "Carmen", de Bizet (na Virada Cultural); "Magdalena", de Villa-Lobos (em produção do Théâtre du Châtelet, de Paris); e "Pedro Malazarte", de Camargo Guarnieri.

Já o Festival Amazonas de Ópera, de Manaus, programou para sua 16ª edição uma obra-prima do dodecafonismo: "Lulu", de Alban Berg.

Fora do eixo Rio-São Paulo, vale destacar ainda a temporada da Filarmônica de Minas Gerais, com convidados como a violinista Nicola Benedetti, o compositor Krzysztof Penderecki e o barítono Paulo Szot.

| Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.