Índice geral Acontece
Acontece
| Índice | Comunicar Erros

Mostra celebra raízes sonoras do Brasil

Instrumentistas e cantores regionais sobem ao palco do Centro Cultural Banco do Brasil de hoje a 14 de fevereiro

Apresentação conjunta de representantes das músicas caipira e caiçara abre a série "Ser(tão) Brasileiro"

CARLOS BOZZO JUNIOR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Talvez tenha sido no âmbito da procura de uma expressão nacional que se alcunhou o Brasil de "terra do samba".

Errado? Nem tanto. Redutor? Sim. Afinal, são inúmeros os elementos que integram a sonoridade brasileira. Contudo, muitos deles ficam escondidos nos interiores e nos sertões do país.

"Ser(tão) Brasileiro", que acontece de hoje a 14 de fevereiro, reúne 12 atrações musicais para trazer à luz alguns desses sons, suas cores, seus instrumentos e sua poesia.

O evento promove seis encontros no teatro do CCBB-SP (Centro Cultural Banco do Brasil), enfocando a música de raiz, regional ou da terra, como é chamada.

O primeiro, "Caipiras & Caiçaras", acontece hoje e traz o som caipira representado pelo grupo curitibano Viola Quebrada, que cava fundo na tradição para produzir algo novo. Canções como "Flor do Cafezal" e "Índia" estão no programa.

Já os irmãos Leonildo e Zé Pereira, da Família Pereira, aparecem representando os fandangueiros do Paraná e extraem de violas e rabecas a sonoridade caiçara.

Zé, 61, nasceu no Rio dos Patos, em Guaraqueçaba (PR), mas mora no Varadouro, em Cananeia (SP), há 30 anos. Além de construir rabecas, violas caipiras, violão, cavaquinho, surdo e pandeiro, Zé domina todos esses instrumentos -ele é reconhecido como ótimo rabequista e violeiro.

Leonildo foi quem o ensinou a tocar. Ou seja: o duelo de rabecas está garantido.

No dia 17, o encontro é chamado de "A Folia e a Cantoria". O comando fica a cargo do violeiro mineiro Chico Lobo e do cantador Xangai.

Na semana seguinte, dia 24, "Toques & Cantos de Louvor" leva ao palco Titane e Túlio Mourão.

Os encontros seguintes são "A Nova Sanfona" (dia 31/1), com Toninho Ferragutti e Adelson Viana; "Janela Urbana pra Roça" (em 7/2), com a cantora Cida Moreira e o cantor e compositor Passoca; e "O Erudito e a Raiz" (em 14/2), com Roberto Correa e Badia Medeiros.

Trata-se de uma ótima oportunidade para conhecer alguns dos verdadeiros e variados pilares da identidade sonora nacional.

-

SER (TÃO) BRASILEIRO

| Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.