Índice geral Acontece
Acontece
| Índice | Comunicar Erros

Mostra homenageia literatura de Rilke

O projeto "Outros Contextos", no Sesc Consolação, tem exposição de fotos e poemas, peça teatral e bate-papos

"Rilke goza entre nós de um prestígio que ultrapassa a barreira das escolas literárias", afirma curador

Betina Humeres/Divulgação
O ator Ivo Müller no espetáculo 'Cartas a um Jovem Poeta'
O ator Ivo Müller no espetáculo "Cartas a um Jovem Poeta"

MARCIO AQUILES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Sesc Consolação dá início hoje a uma nova edição do projeto "Outros Contextos", que promove o incentivo à leitura de autores do cânone literário por meio de outras linguagens artísticas, como o teatro e as artes visuais.

O homenageado desta vez é o poeta de língua alemã Rainer Maria Rilke (1875-1926).

A exposição que acontece no espaço de leitura e no corredor do terceiro andar do Sesc é formada por painéis com fotos e poemas do autor.

"A mostra é uma pequena viagem. Muitos poemas têm a sua própria visualidade, que também é criada por quem os lê", afirma o ator e diretor Ivo Müller, um dos curadores do evento.

Müller também reestreia no local o espetáculo teatral "Cartas a um Jovem Poeta", baseado em cartas, poemas e trechos de obras de Rilke. A ação se passa em um cômodo, onde o escritor se depara com seus tormentos.

"A peça sofreu algumas adaptações. O quarto do poeta ficou muito menor do que num palco italiano, as viagens são mais curtas, mas o público que se sentar nas laterais poderá espiar o que acontece através das janelas", afirma Müller.

LEGADO LITERÁRIO

O tradutor e crítico de literatura alemã Tercio Redondo destaca a importância do legado literário do poeta.

"Rilke foi um experimentador de talento e, mesmo distante, ou pelo menos não diretamente associado às vanguardas, tensionou a linguagem aproximando-a a uma materialidade antes impensável, em gesto que foi depois admirado pelos concretos."

Redondo também explica o enorme impacto e a significativa recepção que a obra do autor teve no Brasil.

"Rilke goza entre nós de um prestígio que ultrapassa a barreira dos modismos ou das escolas literárias. Foi traduzido por poetas de talento e também de estilos muito diferentes, como Dora Ferreira da Silva, José Paulo Paes e Augusto de Campos", diz.

Redondo, que também faz a curadoria, mediará bate-papos sobre a vida e obra do escritor com o diretor Eduardo Tolentino e o colunista da Folha Manuel da Costa Pinto.

CARTAS A UM JOVEM POETA

QUANDO de hoje a 14/2; seg. e ter., às 20h

ONDE Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245, tel. 3234-3000)

QUANTO R$ 10

CLASSIFICAÇÃO 12 anos

OUTROS CONTEXTOS

QUANDO de hoje a 29/2. seg. a sex., das 13h às 22h; sáb., das 9h às 18h

ONDE Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245, tel. 3234-3000)

QUANTO grátis

CLASSIFICAÇÃO 12 anos

| Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.