Índice geral Acontece
Acontece
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Crianças da Noite' inicia a mostra Palcos

Espetáculo de Marco Antônio Rodrigues é uma das atrações do festival de artes cênicas do Centro da Cultura Judaica

Evento homenageia Jacó Guinsburg e Anatol Rosenfeld com ato escrito por Aimar Labaki e Cibele Forjaz

Fabio Braga/Folhapress
Cena da peça "Crianças da Noite", texto do dramaturgo israelense Gabriel Emanuel
Cena da peça "Crianças da Noite", texto do dramaturgo israelense Gabriel Emanuel

MARCIO AQUILES
DE SÃO PAULO

O Centro da Cultura Judaica inicia hoje a segunda edição do festival Palcos - Mostra de Artes Cênicas com o espetáculo "Crianças da Noite".

A peça foi criada a partir de um texto do dramaturgo israelense Gabriel Emanuel, um dos vencedores do Concurso de Montagem Teatral de 2011. A dramaturgia mistura ficção e realidade para contar a história do pedagogo Janusz Korczak (1878?-1942).

"O espetáculo explora a dificuldade de se comportar perante inimigos impiedosos. Korczak era uma luz em um túnel de escuridão. Foi pedagogo, advogou em favor dos direitos infantis e assumiu a responsabilidade por um orfanato judeu", explica o dramaturgo.

A direção fica a cargo de Marco Antônio Rodrigues, que já havia trabalhado com os atores Oswaldo Mendes e Carlos Palma, do grupo Arte Ciência no Palco, em 2001.

"Vemos na peça como a questão nazista se reflete hoje. A magnitude do ato do Hitler ensinou os pequenos ditadores a cometerem violência de forma sutil. Um eco da legitimação da maldade, mas disfarçado nas formas institucionais e democráticas", acredita Rodrigues.

O diretor e o ator Oswaldo Mendes introduziram referências contemporâneas ao texto original. "Fizemos uma dramaturgia adicional, uma coisa de apoio para o nosso público", diz Mendes.

"Esses elementos não são gratuitos. Queremos mostrar que o que se passou em Treblinka e Varsóvia acontece de forma diluída hoje, seja na Somália ou aqui na estação da Luz", diz Rodrigues.

A curadoria é feita pelo diretor e dramaturgo Aimar Labaki. "Busquei agregar o que pudesse trazer um olhar da cultura judaica para o teatro."

O festival terá o espetáculo de dança "Kikar", a peça "O Rabino e Seu Filho", cenas do novo espetáculo do Teatro da Vertigem e uma homenagem a Jacó Guinsburg e Anatol Rosenfeld.

"Eu e Cibele Forjaz criamos esta teatralização de um diálogo intelectual entre os dois. Decidimos homenageá-los por meio deste ato cultural, em vez de fazer uma mesa-redonda chata", conta Labaki.

CRIANÇAS DA NOITE
QUANDO hoje e amanhã, às 20h30; sáb., às 19h; e dom., às 18h
ONDE Centro da Cultura Judaica (r. Oscar Freire, Jardins, 2.500, tel. 3065-4333)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.