Índice geral Acontece
Acontece
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mostra revê raízes de Nelson Rodrigues

Em cartaz a partir de amanhã no Itaú Cultural, exposição descreve a trajetória do escritor e de seus pais e irmãos

Evento reúne imagens, depoimentos e textos sobre o dramaturgo pernambucano, que nasceu há cem anos

Danilo Verpa/Folhapress
Mesa que representa a família de Nelson Rodrigues na ocupação dedicada ao dramaturgo, em cartaz no Itaú Cultural
Mesa que representa a família de Nelson Rodrigues na ocupação dedicada ao dramaturgo, em cartaz no Itaú Cultural

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O escritor Nelson Rodrigues era antes de tudo um pernambucano. Quem o vê desta forma é a pesquisadora carioca Maria Lúcia Rodrigues, uma de suas filhas.

Ela, ao lado de Sonia Müller, sua filha, assina a curadoria da mostra "Ocupação Nelson Rodrigues", que será aberta amanhã para o público no Itaú Cultural.

A constatação da curadora resume o norte dado à exposição, que se volta para as origens de Nelson, que nasceu no Recife em 1912 e mudou-se para o Rio em 1916, onde morreria, em 1980.

Fotos, depoimentos em áudio e textos descrevem um percurso articulado ao seio familiar. A mostra conta não apenas a história do dramaturgo mas também de seus pais e de seus 13 irmãos.

"Os Rodrigues são uma família de Pernambuco que permitiu a meu pai ser um 'outsider'", diz Maria Lúcia.

"Ele era um sujeito sabidamente fora de esquadro, e não houve repressão à personalidade dele, o que permitiu que o gênio que estava nele se desenvolvesse."

Uma mesa comprida colocada no centro da mostra representa bem a ideia da curadoria. Cada um dos irmãos de Nelson, bem como seu pai e sua mãe, são representados por 16 cadeiras.

O espectador escolhe um lugar e vê, em "tablets", textos que Nelson escreveu sobre seus familiares.

Há destaque para Roberto Rodrigues, o irmãos de Nelson assassinado aos 23 anos pela jornalista Sylvia Serafim Thibau na redação do periódico "Crítica".

Ela o matou a tiros após uma reportagem publicada pelo jornal em que eram relatados os motivos de seu divórcio.

Entre as projeções exibidas pela mostra, há gravuras e desenhos de Roberto. O trabalho do irmão de Nelson também retrata de modo singular o Rio de Janeiro, com olhar para as ruas e a boêmia.

Com forte apelo multimídia, a exposição conta ainda com projeções de reportagens de Nelson, além de uma entrevista conduzida por Clarice Lispector, em que a escritora dispara a famosa pergunta: "Nelson, você é de direita ou de esquerda?".

A partir de julho, a mostra será complementada com apresentações de espetáculos -entre eles "Os Sete Gatinhos"- e debates com diretores, com curadoria do jornalista Valmir Santos.

OCUPAÇÃO NELSON RODRIGUES
QUANDO hoje, para convidados; de ter. a sex., das 9h às 20h; sáb. e dom. das 11h às 20h; até 29/7
ONDE Itaú Cultural (av. Paulista, 149; tel. 0/xx/11/2168-1777)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.