Índice geral Acontece
Acontece
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Ballet do Teatro Scala de Milão apresenta "Giselle"

Dirigida por Makhar Vasiev, companhia italiana faz terceira temporada no Brasil

KATIA CALSAVARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após oito anos de sua segunda passagem pelo Brasil, o Ballet do Teatro Scala de Milão retorna ao país com o clássico "Giselle". Depois de passar por Goiânia e Belo Horizonte, a temporada paulistana começa hoje no Theatro Municipal.

A companhia de dança, uma das mais tradicionais do mundo, fundada em 1813, é dirigida há três anos e meio pelo russo Makhar Vasiev, que já foi diretor e primeiro bailarino do Kirov Ballet.

Em entrevista à Folha, Vasiev destaca algumas razões para as inúmeras remontagens de "Giselle" pelo mundo. "É uma das melhores produções da história do balé. Fala de amor, tema que sempre interessa ao público e é eterno", diz. Para ele, os cenários e figurinos de Alexandre Benois ajudam a contar a história em grande estilo.

Com longa trajetória no Kirov, onde iniciou seus estudos no ano de 1979, Vasiev conta que há mais similaridades do que diferenças entre as duas companhias.

"O que difere é o sistema dos dois teatros. Estou feliz porque, depois de ter aprendido como funciona na Rússia, agora também conheço o Scala e posso encontrar o melhor dos dois."

Hoje, ele diz estar totalmente focado a dar suporte aos novos bailarinos. "Posso dizer que nasci diretor."

Criado pelos franceses Jules Perrot (1810-1892) e Jean Coralli (1779-1854), a partir de poema de Théophille Gautier (1811-1872), "Giselle" conta a história de uma camponesa apaixonada por um lenhador que, na verdade, era um conde (Albrecht) disfarçado para ficar próximo dela. A personagem enlouquece ao descobrir a farsa e ao saber que Albrecht estava noivo.

O primeiro ato do balé é marcado por um clima alegre, de danças diversas; o segundo, clássico, se destaca pela atmosfera sobrenatural em que predominam as Willys -donzelas que morreram antes do casamento, almas perdidas que obrigam homens a dançarem até a morte.

GISELLE
QUANDO hoje e sex., às 21h, sáb., às 20h, e dom., às 17h
ONDE Theatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº; tel. 3397-0300)
QUANTO de R$ 150 a R$ 390
CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.