São Paulo, terça, 1 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MUNDÃO
Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Os Incríveis e Waldirene são a principal atração da noite de hoje no evento
Jovem Guarda toca no palco do novo Sesc

Divulgação
Maria Alcina, que apresenta sucessos de Carmen Miranda, às 20h30 de hoje no Mundão


da Reportagem Local

Uma reunião de ídolos populares da jovem guarda acontece hoje no megaevento Mundão, no Sesc Santo Amaro (zona sul). Os cantores Jerry Adriani, Waldirene (a "garota papo firme"), Wanderley Cardoso e a banda Os Incríveis fazem o principal show da noite, às 21h40.
A cantora Martinha estava escalada inicialmente, mas teve problema nas cordas vocais, terá de ficar 15 dias sem cantar e por isso não poderá se apresentar no Mundão.
Sucesso nos anos 60, esse time da jovem guarda -que era liderada por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa- começou a dar sinais de uma volta há dois anos, com uma temporada de shows no Tom Brasil e em miniturnês no interior do Estado.
Recentemente, Jerry Adriani aproveitou as semelhanças encontradas pelo público entre sua voz e a de Renato Russo, líder da Legião Urbana, morto em 1996, e regravou sucessos do pop nacional da última década (mas ainda não conseguiu lançar o álbum devido a problemas de rescisão de contrato com a gravadora).
Baseado na idéia de que há um diálogo entre jovem guarda e o pop rock dos anos 80 e 90, o compositor e cantor Maurício Pereira, ex-Mulheres Negras, faz a direção do show.
"Como fui convidado para fazer a direção apenas 15 dias antes do show, resolvi que o mais importante é deixar os artistas bastante à vontade no palco. Ao mesmo tempo, queremos um show de pique, para deixar claro que as músicas deles estão na raiz do rock e do pop nacionais", disse.
Segundo Pereira, a idéia é mostrar que a jovem guarda "modernizou a música pop brasileira, mesmo de forma intuitiva".
Assim, Os Incríveis abrem o show com um set instrumental e voltam para mostrar "Era um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones", de Lucio Dalla, que foi regravada pelos Engenheiros do Hawaii.
Depois Waldirene canta "Splish Splash", "Garota Papo Firme" e faz um medley com canções de Cely Campello. Wanderley Cardoso, mais romântico, resgata "Bom Rapaz" e "Doce de Coco". Pediu ainda para cantar "Garota Nacional", hit do Skank.
Jerry Adriani incluiu no seu repertório um medley com músicas de Raul Seixas e "Será", da Legião. O final, com todos juntos no palco, será uma surpresa, diz Pereira.
"Para mim, é muito especial estar dirigindo esse show. Esses caras são mestres, eu não perdia um programa deles quando era pequeno. Trago no meu trabalho a escola da jovem guarda", afirmou o músico.
²
Maria Alcina
Além do show principal, a programação de hoje do Mundão resgata mais duas cantoras que fizeram sucesso na década de 70. Maria Alcina vai interpretar músicas de Carmen Miranda, com direito a turbante na cabeça, babados e balangandãs, às 20h30, em show no teatro do Sesc.
Já Perla fará uma aparição especial durante o evento para cantar a capela, no alto de uma escada de avião colocada estrategicamente ao lado do palco. Ela relembra suas versões para sucessos do grupo sueco Abba, como "Fernando" e "Chiquitita". O outro artista que também se apresenta na escada transformada em púlpito é o cantor e compositor Chico César, às 23h. Para terminar, figuras da cena clubber da cidade vão dublar, às 23h30, vários "ícones do brega pop" no show "Dublageness", no teatro do Sesc.
(PATRICIA DECIA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.