UOL


São Paulo, domingo, 02 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Projeto da Cia. As Graças leva hoje à Vila Brasilândia peças com entrada franca e participação da Cia. do Quintal

Ônibus percorre bairros com espetáculos

VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde ontem, um charmoso ônibus Mercedes-Benz, modelo 1960, roda bairros e centro de São Paulo atrás da população que tem pouco ou nenhum contato com a arte teatral.
A iniciativa é da Cia. As Graças, com o projeto Circular Teatro. A cada final de semana, até junho, serão apresentados espetáculos gratuitos em pontos diferentes da cidade. A primeira parada aconteceu ontem no largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, na Freguesia do Ó; hoje, é a vez da Vila Brasilândia (zona norte).
Formada há sete anos, a Cia. As Graças reúne três peças em seu repertório: o musical "Tem Francesa no Morro", dirigido por Kleber Montanheiro e inspirado no teatro de revista; "Poemas para Brincar", baseado no livro homônimo de José Paulo Paes, dirigido por Eduardo Amos; e o espetáculo de bonecos "O Vôo 1", releitura das aventuras do aviador Charles Lindbergh, com direção de Cláudio Saltini.
Também embarcam no Circular Teatro as companhias convidadas La Mínima, que apresenta "Luna Parke", direção do palhaço italiano Chacovachi, com ênfase no circo-teatro; e a novata Cia. do Quintal, com "Jogando no Quintal", concepção de César Gouvêia e Marcio Ballas, baseado nas técnicas de clown.
Em 99, a Cia. As Graças realizou uma turnê pelo interior de Pernambuco e Alagoas, dentro de um projeto do governo federal, levando o teatro à população que nunca assistiu a um espetáculo. Veio daí a idéia de criar um projeto no contexto urbano de São Paulo, a bordo de um ônibus.
Com quatro bancos em seu interior, o veículo carrega apenas o palco desmontável, mais cenários e figurinos. No entanto, ele se desdobra como palco no seu teto, na lateral adaptada com uma "janela" para a peça de bonecos e até a escada de quando em vez é incorporada à cenografia.
Segundo uma das "graças", a atriz Eliana Bolanho, 41, o ônibus foi devidamente equipado (16 refletores e quatro microfones, por exemplo) para proporcionar a qualidade cenotécnica de um palco convencional.
O projeto Circular Teatro foi contemplado pelo Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, edição 2002.


CIRCULAR TEATRO - com Cia. As Graças, La Mínima e Cia. do Quintal. Onde: av. Humberto Gomes Maia, s/nš, Vila Brasilândia. Quando: hoje, "O Vôo 1", às 15h; "Jogando no Quintal", às 17h; e "Tem Francesa no Morro", às 20h. Mais informações pelo tel. 3081-6593 ou 9718-3294. Quanto: entrada franca.


Texto Anterior: Ano Novo chinês ganha festa em São Bernardo
Próximo Texto: Artes plásticas: Obra de Mario Merz busca esteios harmônicos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.