São Paulo, terça-feira, 02 de novembro de 2004

Índice

VÍDEO

Mostra no CCBB exibe 32 programas vindos de canais como BBC (Inglaterra), NHK (Japão) e Deutsche Welle (Alemanha)

Ciclo une ciência, TV e entretenimento

Divulgação
Cena de 'Nossas Origens Africanas', que está na mostra do CCBB


DA REDAÇÃO

Quem cursa ou um dia cursou o ensino fundamental já deve, em algum momento, ter se deparado com tediosos vídeos didáticos sobre ciência. Era o momento de tomar anotações no caderno ou simplesmente lutar contra o sono.
O filão, no entanto, tornou-se matéria-prima para que canais do mundo inteiro investissem na fórmula "ciência + entretenimento = boa audiência". É nesse espírito que acontece, a partir de hoje no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, a 10ª Mostra Internacional de Ciência na TV.
São 32 atrações sobre o tema produzidas por emissoras de televisão de 13 países diferentes; grande parte dos títulos exibidos são selecionados da mostra francesa "Image et Science", referência mundial no setor.
"Os programas sobre ciência têm que ser estimulantes; o conteúdo não precisa ser necessariamente aprendido por quem o assiste", diz o psicólogo José Roberto Monteiro, 58, curador do evento ao lado de Sérgio Brandão, 55.
Nesse espírito ele destaca produções como "A Chimpanzé Ai e Seu Filhote" (Japão, 2002), que será exibido neste sábado, às 17h. "É um programa que não quer ensinar nada, mas, ao mesmo tempo, ensina muito sobre o processo de transmissão de aprendizado."
Segundo o curador, outro bom exemplo do poder de entretenimento da ciência na TV é "O Último Dia de Pompéia" (Inglaterra, 2003), da BBC, que reconstitui como teriam sido as 24 horas finais da região -será exibido nesta quinta-feira, às 15h. "A ciência possui ótimas histórias para serem contadas, e a TV é um de seus melhores veículos."
Há vasta gama de temas abordados na mostra, como demonstram os títulos das obras, a maioria auto-explicativos. Há desde programas sobre animais, como "Peixe-Boi Marinho, Desafio no Litoral Nordestino" (Brasil, 2003), que passa hoje, às 18h; "Sobre Cachorros" (EUA, 2002), atração deste domingo, às 17h; a personalidades, como "Máquina do Tempo: Encontro com Einstein" (Letônia, 2003), nesta sexta, às 17h, e "Da Vinci, o Homem que Queria Saber Tudo" (Inglaterra, 2003); domingo, às 19h.
Monteiro conta que a mostra surgiu em 1994, como parte das comemorações dos dez anos do programa "Globo Ciência", em que trabalhava ao lado de Brandão. "Queremos incitar o debate, provocar as pessoas para que elas fiquem ainda mais curiosas e estimular mais pesquisas."

MOSTRA INTERNACIONAL DE CIÊNCIA NA TV. Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, região central, tel. 3113-3651). Quando: de hoje a domingo. Quanto: entrada franca (retirar senhas com meia hora de antecedência).


Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.