São Paulo, quinta-feira, 02 de dezembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA ARTES PLÁSTICAS

Masp frustra público com sala inadequada para obra central

Divulgação
"Ecce Homo ou Pilatos Apresenta Cristo à Multidão", de Tintoretto, do acervo do Masp

FABIO CYPRIANO
DE SÃO PAULO

"Deuses e Madonas - A Arte do Sagrado", em cartaz no Museu de Arte de São Paulo (Masp), segue a linha das últimas exposições do acervo da instituição em torno de temas bastante gerais, como o romantismo ou retratos, ambas também em exibição.
Essa sequência instituída por Teixeira Coelho abandona a tradicional mostra cronológica do acervo por questões mais livres, como já vem sendo feito em instituições como a Tate, em Londres, e o Pompidou, em Paris.
Na exposição "Deuses e Madonas", a temática gira em torno do sagrado, tendo, desta vez, uma obra central que se desdobra num trabalho contemporâneo.
Trata-se de "O Julgamento de Paris" (1710-1720), do italiano Michele Rocca (1666-1752), que ganha uma leitura do videoartista Eder Santos.
O resultado é um tanto frustrante, pois o trabalho, numa sala sem condições necessárias, como escurecimento total e projetores sem grande força, faz o trabalho do videoartista, tentativa de tornar a obra de Rocca tridimensional, ficar muito aquém de outras experiências com tecnologia.
No entanto, ao insistir em organizar as pequenas mostras temáticas com suas paredes tradicionais, a curadoria continua privando o público do museu em vivenciar a disposição concebida para o espaço por Lina Bo Bardi (1914-1992), com as obras todas apenas suspensas nos cavaletes de vidro.
Já nessa disposição, aliás, encontrava-se a ideia de que a arte não precisa ser exibida com fronteiras, estando toda disposta numa só sala agigantada. Enquanto a curadoria do Masp não retomar essa montagem vai continuar em dívida com a arquiteta do museu e com quem nunca viu sua montagem original.

DEUSES E MADONAS - A ARTE DO SAGRADO
QUANDO de ter. a dom., das 11h às 18h; qui., das 11h às 20h; até 16/1/ 2011
ONDE Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 3251-5644)
QUANTO R$ 15
CLASSIFICAÇÃO não informada
AVALIAÇÃO regular




Próximo Texto: Música 1: Show reúne Scandurra, Cidadão Instigado e cantoras convidadas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.