São Paulo, quarta-feira, 03 de abril de 2002

Texto Anterior | Índice

CINEMA

Festival apresenta, de hoje até 14 de abril, 37 produções que se destacaram em 2001, escolhidas por público e crítica

Cinesesc exibe melhores do ano passado

Divulgação
Cena de "O Círculo", longa do cineasta iraniano Jafar Panahi, que integra o ciclo no Cinesesc


DA REDAÇÃO

Tendo contado com a participação de 43 críticos e 506 espectadores, o Festival Sesc dos Melhores Filmes de 2001, em sua 28ª edição, traz de volta 37 filmes que se destacaram no ano passado. Cada filme será exibido em uma única sessão, no Cinesesc, de hoje até 14 de abril.
A mostra começa com "Pão e Tulipas", do italiano Silvio Soldini; "O Círculo", do iraniano Jafar Panahi; e o russo "Moloch - Eva Braun e Adolf Hitler na Intimidade", de Aleksandr Sokurov (veja a programação ao lado).
A cerimônia de premiação dos filmes nacionais ocorreu ontem, quando foram entregues troféus criados por Emanoel Araújo aos ganhadores. "Lavoura Arcaica" foi o grande vencedor, levando os prêmios de melhor filme, direção e atriz (para Juliana Carneiro da Cunha). O prêmio de melhor ator ficou com Rodrigo Santoro, por "Bicho de Sete Cabeças".
Entre os estrangeiros, foram eleitos unanimemente por público e crítica "Amor à Flor da Pele", de Wong Kar-wai, como melhor filme, e Javier Bardem, por "Antes do Anoitecer", como melhor ator. Como melhor atriz, a crítica elegeu Ellen Burstyn, por "Réquiem para um Sonho". A atriz também foi escolhida pelo público, ao lado de Maggie Cheung, de "Amor à Flor da Pele".



Texto Anterior: Artes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.