São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem estréias, Panorama de Dança reúne nove espetáculos em SP

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se o Panorama Sesi de Dança, que começa hoje, no Teatro Popular do Sesi, não traz nenhuma grande estréia entre os nove trabalhos das sete companhias selecionadas, a oitava edição do já tradicional festival tem por mérito reunir, durante dez dias, uma excelente mostra da produção coreográfica realizada tanto em São Paulo como em outros pontos do país.
Durante quase um ano, a nova curadora do evento, a diretora, coreógrafa e atriz Renata Melo, assistiu incessantemente a tudo de dança que passou pelos palcos paulistanos. Melo descobriu novos trabalhos de nomes consolidados, como Jorge Garcia e até Alejandro Ahmed, do Cena 11 -que abre hoje o Panorama com "Pequenas Frestas de Ficção sobre Realidade Insistente"-, ou ainda novidades interessantes entre novatos, como Luciana Moraes e Lu Brites. Aos poucos, a edição foi ganhando forma.
"Fui selecionando os trabalhos mais interessantes, sem a preocupação de ter um tema por trás. O que importou foi a qualidade. Depois, com os nomes escolhidos, percebi que todos os coreógrafos e as companhias têm um trabalho autoral muito forte. Os sete selecionados têm uma escritura coreográfica muito marcante", diz Melo, curadora também das três últimas edições do Festival Cultura Inglesa.
E é bom frisar que, embora todos os espetáculos selecionados já tenham passado em algum momento pela cidade, nenhum deles teve uma temporada longa por aqui. Assim, o Panorama Sesi de Dança dá oportunidade a Sonia Mota de reapresentar, na próxima semana, seu solo "Vi-Vidas", na qual a bailarina radicada na Alemanha trata do feminino na sociedade contemporânea.
De fora da cidade, além de Mota e do Cena 11 (de Florianópolis), Melo arregimentou o coreógrafo e bailarino Marcelo Evelin, que hoje é responsável pela renovação da cena da dança em Teresina, no Piauí. Ele apresenta "Bull Dancing", que é uma releitura contemporânea do folclórico bumba-meu-boi. A programação se completa com a Cia Viga, de São Paulo, grupo comandado por Sônia Lopes Soares, com o espetáculo "Um Lugar de Sarah ou Qualquer Coisa que a Senhora Quiser". (AP)

PANORAMA SESI DE DANÇA
Quando:
estréia hoje, às 20h; ter. a sáb., às 20h; dom, às 19h; até 13/7
Onde: Teatro Popular do Sesi (av. Paulista, 1.313, tel. 3146-7405; classificação: 16 anos)
Quanto: grátis; retirar ingressos no dia do espetáculo (dois por pessoa)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Banda Black Rio retoma sucessos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.