São Paulo, sábado, 03 de outubro de 2009

Próximo Texto | Índice

Festival reúne Naná Vasconcelos e Mike Ladd

Pernambucano e americano mostram repertório inédito

BRUNA BITTENCOURT
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de um ótimo show solo no ano passado, Mike Ladd volta ao Brasil. O rapper americano, nem tão conhecido por aqui, é um dos protagonistas do Afrofuturismo Brasil.
O minifestival, que acontece hoje e amanhã em São Paulo, colocará no mesmo palco o percussionista Naná Vasconcelos, o quarteto de pós-rock São Paulo Underground (grupo do cornetista Rob Mazureck com membros do Hurtmold) e os MCs do Mamelo Sound System, além de Ladd.
A reunião -improvável e até arriscada entre artistas a princípio díspares- acontece em torno de uma valorização comum do elemento percussivo e do experimentalismo. O repertório dos shows, composto especificamente para as apresentações, deve virar um álbum. "A África é a eterna mãe de tudo. Mas nossa intenção não é fazer world music. É um encontro, uma troca de ideias, para ressaltar as similaridades e diferenças", diz Naná, 65, sobre o show, no qual deve tocar uma coleção de penicos de ágata, entre outros instrumentos que ele mesmo cria.
"Nós temos as mesmas perspectivas de música e experimentações", diz Ladd, sobre como sua música dialoga com a dos parceiros brasileiros. Estudante de literatura e poeta que enveredou para o rap, Ladd é conhecido pelo experimentalismo e por fusões com outros gêneros. Assume alcunhas como Majesticons e Infesticons, projeto com o qual promete um novo álbum para fevereiro do ano que vem.
Antes do show, sobem ao palco o DJ de dub Yellow P, acompanhado pelo MC angolano Cota Pitshu, e o elogiado sambista paulistano Kiko Dinucci com a cantora Juçara Marçal.


AFROFUTURISMO BRASIL

Quando: hoje, às 21h, amanhã, às 19h30
Onde: teatro do Sesc Santana (av. Luiz Dumont Villares, 579, tel. 2971-8700)
Quanto: de R$ 5 a R$20
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos




Próximo Texto: Música: Mawaca toca de congada e flamenco em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.