São Paulo, domingo, 03 de dezembro de 2006

Próximo Texto | Índice

João Bosco encontra Céu em única apresentação

Músicos, que se conhecem pessoalmente há dois dias, cantam juntos no Tom Brasil

Cantora gravou "Ronco da Cuíca", composição de Bosco, em seu primeiro disco; para ele, maturidade de Céu merece elogios

João Sal/Folha Imagem
A cantora Céu, cujo primeiro CD foi lançado no ano passado


RONALDO EVANGELISTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando João Bosco e Céu subirem hoje à noite ao palco do Tom Brasil - Nações Unidas para se apresentar juntos, certamente vão cantar com entrosamento um repertório com o qual se sentem muito à vontade. Nada que indique que os dois músicos se conheceram pessoalmente e só cantaram juntos pela primeira vez há apenas dois dias.
Convidados para essa apresentação única dentro do projeto Tom Acústico, que reúne sempre dois nomes para cantar, nenhum dos dois teve que pensar muito. Eles podem ter se conhecido há pouco tempo, mas a admiração é certamente mútua e antiga.
"Eu tinha uma banda antes de gravar meu disco solo com a qual cantava muitas músicas do João", conta Céu. "Na hora de fazer o meu disco, resolvi gravar a música dele "O Ronco da Cuíca". Eu não o conhecia pessoalmente e nunca tive nem a oportunidade de vê-lo ao vivo, mas já dissequei seus discos."
De seu lado, Bosco também não poupa elogios a Céu -que tem apenas um disco (que leva seu nome) lançado até agora. "Ela me mandou uma cópia do CD dela quando saiu, por causa da gravação de "Ronco da Cuíca'", lembra ele. "Eu gostei muito. Ela reconhece a exuberância da música africana e percebe isso dentro da música brasileira.
Tem um caminho imenso. Eu estava viajando pela Europa quando surgiu o convite para uma apresentação e topei antes mesmo de voltar", afirma.
Cantando juntos, com o violão de Bosco e a provável participação dos músicos de suas respectivas bandas, nenhum dos dois sabia exatamente o que iriam cantar -pelo menos até o primeiro ensaio, anteontem. "Gosto de pensar com o violão na mão, então estou esperando pelo nosso primeiro encontro", dizia João Bosco antes do ensaio.
Entre outras coisas, não é arriscado afirmar que no repertório da apresentação no Tom Brasil ao menos "Ronco da Cuíca" já tenha lugar garantido. Bosco contou ainda que adoraria cantar uma música dela, já que gostou das composições da cantora.
Mais elogiada cantora da nova geração, Céu, com sua voz suave e rouca, tem ainda outra aproximação com a música de João Bosco: certo ar de improviso e timbres jazzísticos.
Quando ambos estiverem no palco, a única coisa certa e garantida de se ouvir serão as harmonias de Céu sobre os improvisos vocais de Bosco, além do suingue de ambos.

CÉU E JOÃO BOSCO
Quando:
hoje, às 20h
Onde: Tom Brasil (r. Bragança Paulista, 1.281, tel. 2163-2100)
Quanto: de R$ 30 a R$ 100


Próximo Texto: Disco de Céu será lançado nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.