São Paulo, segunda-feira, 04 de setembro de 2006

Índice

Russos adaptam para o teatro "O Capote", de Nikolai Gogol

O diretor Valeri Fokin traz peça protagonizada pela atriz Mariana Neyolova

Divulgação
Cena do espetáculo que será apresentado no Sesc Pinheiros de amanhã até quinta-feira


DA REPORTAGEM LOCAL

Uma adaptação da novela "O Capote", do russo Nikolai Gogol (1809-52), é a quarta atração do projeto Estação de Teatro Russo - Brasil 2006. "O Capote", também o título da peça, cumpre sessões de amanhã a quinta-feira no Sesc Pinheiros.
É uma co-produção do Teatro Sovreménnik, criado em 1956 em São Peterburgo, e do Centro de Teatro e Cultura Meyerhold, em atividade em Moscou desde 1991, inspirado na trajetória do encenador Vsevolod Meyerhold (1874-1940).
A peça é dirigida por Valeri Fokin e protagonizada pela primeira-atriz do Sovreménnik, a veterana Mariana Neyolova.
Escrita em 1842, a novela "O Capote" narra o périplo de um funcionário público às voltas com a necessidade de comprar um novo roupão para protegê-lo do frio. Num ambiente de miséria e solidão, ele economiza para substituir o surrado capote. Quando consegue um novo, é roubado e espancado.
Colegas de trabalho, policial e até um general, todos zombam dele. Ele adoece, morre e volta na forma de fantasma para acertar as contas com aqueles que o humilhavam. Fokin, que também é diretor artístico do Centro Meyerhold, investe na chave do fantástico.
Sua transcriação faz pouco uso da palavra e aposta na ambientação cênica. É um solo de Mariana Neyolova, a contracenar com um banquinho e o figurino agigantado de um capote. Porém, há ainda a presença marcante do coral Sirin, cujos artistas não aparecem.
Dostoiévski dizia que "descendemos, todos nós, de "O Capote'". Outra adaptação de um conto de Gogol foi apresentada no mês passado, dentro do mesmo projeto: "Proprietários à Moda Antiga", com direção de Mindaugas Karbauskis.
O Estação de Teatro Russo também trouxe "Noite de Reis", de Shakespeare, e "Boris Godunov", de Púchkin, ambos dirigidos pelo britânico Declan Donnellan. A quinta montagem vem no final de setembro, "K.I. de Crime e Castigo", baseado no clássico de Dostoiévski, uma encenação de Kama Ginkas (29, 30/9 e 1º/10, no Sesc Ipiranga).
Trata-se de realização da Funarte, ministérios da Cultura do Brasil e da Rússia, Festival Internacional de Teatro Tchecov e Sesc-SP.


O CAPOTE
Onde:
Sesc Pinheiros - teatro (r. Paes Leme, 195, tel. 3095-9400)
Quando: amanhã e qua., às 21h, e qui., às 18h
Quanto: de R$ 10 a R$ 20


Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.