São Paulo, terça-feira, 05 de agosto de 2008

Índice

Mostra de Teatro de Bonecos vai desde o tradicional até o inusitado

Evento começa hoje em SP, com apresentações gratuitas de seis grupos

Henrique Sitchin/Divulgação
O boneco protagonista da peça "Cidade Azul', da Cia. Truks

CRISTINA LUCKNER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um guarda-chuva pintado com cores néon se transforma, sob a luz negra, em uma raia que parece nadar no oceano.
Sob a mesma luz, um simples pedaço de fita é manipulado por quatro mãos que, de um movimento circular, criam estrelas e triângulos flutuantes e fazem voar um pássaro. Pedaços de sucata, espuma e madeira ganham vida e passeiam pelo palco para narrar um conto sobre diferenças e igualdades.
Essas e outras histórias estão na nona edição da Mostra Sesi de Teatro de Bonecos, de hoje até 26 de outubro, espalhadas em duas unidades da capital e em outras 13 cidades do interior de São Paulo. Os seis grupos -Arte Riso Cia. de Animação, Cia. Mevitevendo, Teatro Portátil, Ocasulo - BonecObjeto, Cia. Ânima de Teatro e Performance e Cia. Truks- farão 198 apresentações gratuitas.
"Fizemos uma aposta na imaginação das pessoas, e a mostra deste ano vai ser um mergulho na magia", diz Ronaldo Zaphas, 33. O produtor da mostra comenta a diversidade dos espetáculos apresentados: "Pode-se conferir outras vertentes de formas animadas, não somente os tradicionais bonecos com manipuladores atrás de um balcão. Há também o uso de materiais inusitados, com os manipuladores fazendo parte da cena".
No espetáculo "Dicotomias -Fragmentos Skizofrê", da Ocasulo - BonecObjeto, uma tela de pano branco permite que sombras discutam a dualidade do ser humano, que se vê em fragmentos, como em um espelho quebrado. Um pé e um sapato representam os gêneros e refletem sobre as relações interpessoais. "A história não é racional. Utilizamos símbolos para comunicar por meio do inanimado", diz a professora de teatro de animação da USP e diretora e roteirista da peça, Ana Maria Amaral, 73.
A ação no palco não se utiliza de palavras. "Só se ouve um som, que parece um orgasmo, mas na verdade é um espirro", brinca Amaral. O espetáculo venceu, em 2008, o prêmio de melhor criação artística do Festival Internacional de Teatro de Bonecos, em Praga, na República Tcheca.


9ª MOSTRA SESI DE TEATRO DE BONECOS
Quando: a partir de hoje até 26/10
Onde: unidades do Sesi em São Paulo: A.E. Carvalho e Vila das Mercês na capital; Santo André, Mauá, Osasco, Santos, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Araraquara, Birigüi, Itapetininga, Marília, Rio Claro, Franca e Piracicaba
Quanto: gratuito; os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo, na bilheteria do teatro
Classificação indicativa: Dicotomias - Fragmentos Skizofrê não recomendada para menores de 14 anos; demais: livre. Programação completa no site www.sesisp.org.br




Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.