São Paulo, quinta-feira, 05 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clarisse Abujamra opõe vontade à guerra em "As Nove Partes do Desejo"

DA REPORTAGEM LOCAL

Neta de libaneses, Clarice Abujamra encontra em "As Nove Partes do Desejo" nuanças do universo das mulheres árabes: potências, contradições e, sobretudo, "um libelo contra todo tipo de guerra". Foi o que a atraiu quando, dois anos atrás, em Nova York, viu a atriz americana Heather Raffo interpretando texto de sua autoria.
A montagem brasileira de "As Nove Partes", quinto solo de Abujamra em 36 anos de carreira, estréia amanhã no Tusp, sob direção de Márcio Aurélio. O título alude a um dito islâmico segundo o qual Deus teria dividido a paixão sexual em dez partes: nove cabem às mulheres, e uma aos homens. A peça veio à luz no Festival de Edimburgo de 2003.
A dramaturgia de Raffo, americana de ascendência árabe, concebe nove personagens com distintas características, como uma exilada iraquiana que vive em Londres, uma ambulante que vende destroços de guerra e uma mãe que tenta salvar a família em meio aos combates. "A Heather Raffo constrói, de maneira poética e comovente, um painel desse misterioso universo feminino árabe", diz Abujamra.
A transição de uma personagem a outra é discreta, sem preocupação em demarcar rigorosamente figurinos (assinados por Parresh), voz ou tempo. Para isso, a música de André Abujamra é fundamental. (VS)

AS NOVE PARTES DO DESEJO
Onde:
Tusp (r. Maria Antônia, 294, tel. 0/xx/11/3255.7182, r. 43)
Quando: estréia amanhã, às 21h; sex. e sáb., às 21h; dom., às 20h. Até 29/10
Quanto: R$ 20


Texto Anterior: Espetáculo faz tributo a Giacometti
Próximo Texto: Com criminosos e greve de sexo, SP é pano de fundo em 3 estréias teatrais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.