São Paulo, domingo, 05 de novembro de 2006

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Repescagem da Mostra tem comédia e política

Programação traz 15 filmes, como "Go Etxebeste!"

DA REPORTAGEM LOCAL

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo oferece hoje a chance de (re)ver 15 filmes dos 420 que integraram sua 30ª edição, encerrada oficialmente na última quinta.
A repescagem, que vai até a próxima quinta, ocupa neste domingo o Cinesesc e as duas salas do Cine Bombril.
Para quem busca comédia, o espanhol "Go Etxebeste!", de Asier Altuna e Telmo Esnal, é a pedida. Os Etxebeste são uma família basca em decadência econômica, mas que tenta aparentar viver com dinheiro farto, para não perder o status social.
Sem poder veranear em Marbella, pai, mãe, filho e avô fingem que viajaram e se trancam em seu próprio apartamento durante um mês.
Como a presença da família não deve ser notada pelos vizinhos, os Etxebeste montam uma operação de guerra para viver ali, mas fazendo parecer que a casa está vazia.
O afinado elenco não é familiar do público brasileiro, à exceção do ator Luis Tosar ("Segunda-Feira ao Sol"), que é um dos produtores do filme e faz ponta como um ladrão que invade a casa "desocupada".
Ainda no Cine Bombril, há "Half Moon", primeiro longa em tom cômico do iraniano Bahman Ghobadi ("Tempo de Embebedar Cavalos"); o documentário "Os Estados Unidos contra John Lennon", de David Leaf e John Scheinfeld, que faz cativante retrato da relação do ex-beatle com os EUA, com Yoko Ono e Sean Lennon, filho do casal; e ainda parte da retrospectiva de clássicos do cinema político italiano, com destaque para "Antes da Revolução", de Bernardo Bertolucci.
Das cinco atrações do Cinesesc, duas têm guerras étnicas como pano de fundo -a co-produção EUA/Índia "Amu", de Shonali Bose, e o espanhol "A Vida Secreta das Palavras", de Isabel Coixet.
"Amu" mostra uma garota indiana que cresceu nos EUA, ao lado da mãe adotiva, em seu retorno à Nova Dheli, onde tenta descobrir suas raízes.
Em "A Vida Secreta das Palavras", numa plataforma de exploração de petróleo em alto mar, uma enfermeira (Sarah Polley) preserva sua identidade e sua história do paciente (Tim Robbins) de quem cuida. Ele sofreu queimaduras e ficou momentaneamente cego, num acidente cujas causas também quer guardar em segredo.
(SILVANA ARANTES)


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