São Paulo, sábado, 06 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bienal de SP divulga primeiros participantes

Seis brasileiros estão na lista dos 38 selecionados

DA REPORTAGEM LOCAL

Os curadores da 29ª Bienal de São Paulo, após uma semana de reuniões, divulgaram, ontem, a primeira lista oficial com 38 artistas selecionados para o evento. Desse total, a Folha já havia adiantado 23, na semana passada.
Antonio Manuel, Hélio Oiticica, Lygia Pape e Paulo Bruscky estão entre os novos nomes que tomarão parte da 29ª Bienal, levando a cabo uma das ideias do curador-geral do evento, Moacir dos Anjos, que é rever a produção brasileira dos anos 1960 e 1970. Oiticica chegou a ser tema da 27ª Bienal, "Como Viver Junto", em 2006, mas suas obras não estiveram na mostra.
Também constam da nova lista divulgada pela Bienal outros dois artistas brasileiros: Miguel Rio Branco e Marcelo Silveira.
Dos nomes estrangeiros, não há artistas com grande reconhecimento público, com exceção de Jimmie Durham, que participa regularmente de bienais e de mostras importantes como a Documenta de Kassel. Sua produção, que tem caráter político, tem nas comunidades indígenas norte-americanas um de seus principais temas.
Segundo Dos Anjos, a 29ª Bienal deve contar com cerca de 120 artistas, que devem ser conhecidos apenas em maio, após a segunda reunião geral com todos os sete curadores do evento. (FABIO CYPRIANO)


Texto Anterior: Lispector conversa com pais e filhos em peça
Próximo Texto: Versatilidade marca show de Beyoncé em Florianópolis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.