São Paulo, sábado, 06 de março de 2010

Índice

Crítica/ "O Amor Acontece"

Longa-metragem faz comentário banal sobre temas complexos

Divulgação
Cena com Jennifer Aniston

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

Há algo de muito errado com um filme em que a catarse emocional de um personagem ocorre em meio a um merchandising de uma rede de material de construção. A produção que consegue o feito discutível de arrancar lágrimas de um coadjuvante (e talvez de um ou outro espectador) enquanto ele compra um martelo chama-se "O Amor Acontece".
A princípio, o longa-metragem de estreia do diretor Brandon Camp parece ser apenas um veículo convencional para suas estrelas. O protagonista é o psicólogo Burke Ryan (Aaron Eckhart), que, após perder a mulher em um acidente, torna-se um autor de sucesso com um livro que ensina as pessoas a superar a morte de parentes.
Durante uma visita a Seattle para realizar um seminário, ele conhece Eloise (Jennifer Aniston), uma florista recém-separada. Depois dos clássicos desencontros e desconfianças iniciais, Eloise se interessa por Burke e descobre que ele próprio não superou a fase de luto.
Será essa simples florista que ajudará o tarimbado psicólogo a enfrentar a dor. Ou seja, o filme se baseia na (suposta?) fantasia feminina de salvação do homem: se ele for um jovem viúvo bonitão, ainda melhor.
Ao tentar lidar de maneira ligeira com temas tão complexos quanto o amor e a morte, o filme consegue ser raso e banal em ambos os fronts.
Ao longo da projeção, "O Amor Acontece" revela sua verdadeira face: por trás da aparente inocência, uma manipulação perniciosa do espectador. Perto disso, outros problemas do filme - como a banalidade dos diálogos e das situações, e as atuações burocráticas de Aniston e Eckhart -tornam-se pequenos.


O AMOR ACONTECE

Diretor: Brandon Camp
Produção: EUA/Canadá, 2009
Com: Aaron Eckhart e Jennifer Aniston
Onde: Espaço Unibanco Pompeia, ABC Plaza Cinemark e circuito
Classificação: 12 anos
Avaliação: regular




Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.