São Paulo, quarta-feira, 06 de maio de 2009

Próximo Texto | Índice

DANÇA

Canibalismo inspira Cia. Oito Nova Dança em "Devoração"

ADRIANA PAVLOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Cia. Oito Nova Dança está diferente. Pela primeira vez em nove anos, a companhia fundada por Lu Favoreto, nas salas do hoje extinto Estúdio Nova Dança, mergulha num projeto alheio.
A partir da proposta do coreógrafo brasileiro radicado na França Osman Khelili, o grupo escolheu o tema antropofagismo/canibalismo como mote poético para criar "Devoração", que estreia hoje no Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245, tel. 3234-3000; qua. e qui., às 21h; de R$ 3 a R$ 12; dia 3/5, às 15h, apresentação gratuita. Até 14/5; 12 anos).
Durante o processo de criação, houve palestras sobre o antropofagismo na história, literatura e filosofia, seguidas de jam sessions de dança, nas quais público e bailarinos criaram juntos.
"Canibalizamos a movimentação do público, que era convidado a falar, tocar e dançar sobre a parte teórica que tínhamos escutado", diz Favoreto. O grupo recebeu a visita de Khelili, que paralelamente, na França, havia começado um trabalho similar com a sua companhia.
Ex-integrante do Balé da Cidade de São Paulo e da companhia belga Rosas, Khelili leva para a cena a experiência de um brasileiro engolido pela cultura europeia. "Ele deu mais vigor técnico ao nosso trabalho, enquanto também levou muito material para a França."


Próximo Texto: Mostra destaca design de artistas construtivos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.