São Paulo, quinta-feira, 06 de outubro de 2005

Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Mostra no Paço reúne lado B das artes plásticas e eletrônicas em "Vorazes, Grotescos e Malvados"

Exposição promove vernissages diárias

Divulgação
Obra de Carlo Sansolo e Ericka Fraenkel, artistas presentes na mostra "Vorazes, Grotescos e Malvados"


ADRIANA FERREIRA SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma espécie de lado B das artes plásticas (e eletrônicas) ocupará o Paço das Artes a partir de hoje, com a exposição "Vorazes, Grotescos e Malvados". A mostra reúne trabalhos de Luiz Duva, VJ Spetto, Marcelo Cidade, Carlo Sansolo e Erika Fraenkel, além de um grupo de artistas, orientado por Dora Longo Bahia.
Eles não são propriamente "outsiders" -Duva, por exemplo, acaba de ser premiado pelo festival Videobrasil, e Cidade expôs em San Diego-, mas tampouco pertencem ao "mainstream". "São artistas inconformados. Do jeito que a arte contemporânea deve ser", afirma a curadora Christine Mello.
Sua idéia era reunir trabalhos "não-domesticados". "É importante que existam galerias, museus, bienais, mas essas instituições te domesticam", acredita. "A proposta é mostrar uma visão extra-oficial dentro de um espaço institucional [o Paço]."
Isso se traduz, por exemplo, na obra de Marcelo Cidade, "Intramurus", um muro com cacos de vidro no alto. "É uma intervenção no cubo branco. Uma metáfora para o espaço protegido das artes", explica Cidade, 26.
Duva, por sua vez, retoma o formato de videoinstalação em tríptico (três telas), apresentado também no Videobrasil, para exibir "Grotesco Sublime Mix", em que a gravação de uma performance é distorcida por meio de loopings.
A dupla Erika Fraenkel e Carlo Sansolo se apropriou de imagens na internet, vídeos e fotos para criar a instalação interativa "Abject Station Jueguitos". As imagens ácidas do VJ Spetto se voltam dessa vez contra a classe média paulistana nas projeções de "O Barato Sai Caro".
O que deve causar barulho, no entanto, são as vernissages diárias em que 21 artistas, entre eles, André Komatsu, Nicolas Robbio e Paula Garcia, que participaram dos encontros com Dora Longo Bahia, apresentam vídeos, happenings, músicas etc. Essas micro-exposições acontecem diariamente, das 17h às 19h, e, aos sábados, durante toda a tarde.
Além dessa mostra, o Paço recebe duas outras videoinstalações, uma de Marcellvs L., e outra de Lucas Bambozzi, Ronaldo Fraga e José Renato Bergo.

Vorazes, Grotescos e Malvados
Quando:
hoje, às 20h; ter. a sex., das 11h30 às 19h; sáb. e dom., das 12h30 às 17h30
Onde: Paço das Artes (av. da Universidade, 1, tel. 3813-3627)
Quanto: entrada franca


Próximo Texto: Fortes Vilaça exibe vídeos inéditos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.