São Paulo, quinta-feira, 07 de novembro de 2002

Texto Anterior | Índice

CRÍTICA

Aterballetto percorre labirinto da dança

INÊS BOGÉA
CRÍTICA DA FOLHA

Platéia clara : um bailarino surge detrás de um quadrado branco no fundo preto. Seus gestos riscam o espaço, definindo as formas. Cada articulação expande o alfabeto do balé clássico, compondo outro texto para os passos da dança. Foi assim, com "Steptext", de William Forsythe, que iniciou o programa da companhia de dança italiana Aterballetto, anteontem no Municipal.
O título é um trocadilho, que define forma e intenção: "septet"/"step-text" (passo-texto ou texto de passos). Uma nota da "Chaconne" de Bach (1685-1750) serve de senha para um novo ciclo de movimentos, valorizando a abstração e a descontinuidade. A música se interrompe: só em alguns momentos se ouvem trechos maiores com a coreografia -o suficiente para sugerir sua construção, baseada nos moldes da variação bachiana.
Dirigido por Mauro Bigonzetti, o Aterballetto foi primoroso, do início ao fim. Em "Canzoni" do próprio Bigonzetti, o virtuosismo é da essência. O que talvez não baste: o entendimento do movimento não garante o interesse de duos, girando no vazio.
"Heart's Labyrinth", de Jirí Kylián, foi criada como homenagem a uma jovem bailarina que se suicidou. Uma escada compõe o cenário inicial, descendo do alto do palco. No encontro com o chão, uma porta-espelho dá passagem ao labirinto da dança.
Os gestos multiplicam a carga emocional da música (Schoenberg, Webern, Dvorák). Nos duos de Kylián, um corpo desliza pelo outro, funde-se com ele e surge depois do outro lado, em movimento contínuo. A metáfora é dolorosa demais, no caso, para qualquer palavra além do entendimento mudo e da admiração.

Aterballetto


   
Quando: hoje, às 21h
Quanto: de R$20 a R$ 110
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nš, centro, tel. 222-8698)




Texto Anterior: Arte e tecnologia: Exposição vê Amazonas como escultura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.