São Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinesesc exibe os melhores de 2009

Festival, que começa amanhã e vai até o dia 29, exibirá 36 longas-metragens

"A Era do Gelo 3", "Simonal" e "Moscou", sucessos de público e crítica no ano passado, estão na repescagem do festival

Divulgação
Os atores Lluís Homar e Penélope Cruz em cena de "Abraços Partidos", de Pedro Almodóvar

FERNANDA EZABELLA
DA REPORTAGEM LOCAL

Filmes que foram sucesso de crítica e de bilheteria em 2009 voltam para uma saideira no cinema a partir de amanhã, na 36ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes 2010. Serão 36 filmes, incluindo 16 nacionais, escolhidos entre mais de 300 longas por um júri popular e por críticos de todo o país.
A animação "A Era do Gelo 3", filme campeão de bilheteria no país, está na lista do festival, assim como a terceira maior bilheteria de 2009 no Brasil, "Lua Nova", continuação da saga vampiresca "Crepúsculo".
Outro hit do ano que entrou na repescagem foi "Simonal", documentário brasileiro mais visto de 2009. Outros nacionais na lista são "Jean Charles", "À Deriva", "A Festa da Menina Morta" e "No Meu Lugar".
Filmes que tiveram cotação máxima pelos críticos da Folha (quatro estrelas) também foram escolhidos: "Valsa com Bashir", animação sobre experiências no Exército de Israel, "Amantes", drama com Joaquin Phoenix, "Deixe Ela Entrar", filme sueco sobre a amizade de um garoto com uma vampirinha, "Ervas Daninhas", de Alain Resnais, e "Moscou", documentário que mistura ficção de Eduardo Coutinho.
Ganhadores de Oscar terão espaço: "Up - Altas Aventuras", que levou o prêmio de melhor animação neste ano, e "Milk", prêmio em 2009 de melhor roteiro e ator para Sean Penn.
Pela primeira vez, o festival terá recurso de audiodescrição em todos os filmes exibidos para deficientes visuais e sistema de legendagem para deficientes auditivos.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Música: Hip hop é destaque no Sesc e Studio SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.