São Paulo, domingo, 08 de julho de 2007

Próximo Texto | Índice

Duas exposições exibem variada obra de Sacilotto

Santo André sedia duas mostras com as fases figurativa e construtiva do artista, que tem escultura na Documenta

Visitante pode conhecer trabalhos expressionistas de nome ligado ao grupo Ruptura, que catalisou o concretismo no Brasil

Filipe Redondo/Folha Imagem
Visitantes observam painel que reproduz tela de Luiz Sacilotto, em mostra em Santo André

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Para conhecer um dos principais artistas construtivos brasileiros, você pode ir para Kassel, na Alemanha, e ver "Escultura Negra" (1959), um dos 530 trabalhos da Documenta, uma das principais exposições de arte em âmbito mundial. Mas muito da produção de Luiz Sacilotto (1924-2003) pode ser vista hoje em Santo André, no ABC paulista, em duas mostras que exploram desde a fase inicial, expressionista, do artista até sua atuação na arte concreta, mais conhecida.
Sacilotto sempre morou na cidade e é um dos sete signatários do manifesto do grupo Ruptura, em 1952, um dos momentos-chave das artes visuais brasileiras por demarcar a eclosão do movimento concreto no país. O texto, assinado por nomes como Waldemar Cordeiro (1925-1973), Geraldo de Barros (1923-1998) e Lothar Charoux (1912-1987), entre outros, pregava a idéia de uma nova arte.
A mostra "Luiz Sacilotto -Operário da Forma" apresenta 70 obras do artista mais ligadas à sua fase construtiva. Elas estão na Sabina Escola Parque do Conhecimento, espaço expositivo que exibe gravuras, telas, esculturas e maquetes de Sacilotto. O prédio de linhas contemporâneas foi projetado pelo arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha.
"Acho que é um bom panorama da obra de Sacilotto a partir dos anos 50", considera a curadora da exposição, Paula Caetano, 51. Os trabalhos pertencem a Valter Sacilotto, 53, filho e responsável pelo acervo do artista, e à Prefeitura de Santo André. Alguns deles são inéditos, como um grande mural presente na entrada da mostra.
"Montei em ordem cronológica para que o público pudesse entender o processo de criação do artista. É bastante interativa, com grandes projeções de vídeo e formas geométricas que formam jogos para a manipulação do visitante", conta a curadora. "Acho que a questão do corte e dobra no espaço, que Sacilotto fazia tão bem, por exemplo, é bastante visível."

Fase figurativa
Já a Casa do Olhar Luiz Sacilotto -ganhou o nome em abril deste ano, quando o palacete dos anos 20 foi reaberto- apresenta 20 trabalhos, entre telas e gravuras, na exposição "Sacilotto - Retratos e Paisagens".
A mostra destaca obras da fase expressionista do artista, como seu "Auto-Retrato" (1947), além de naturezas-mortas e paisagens.
"Ele foi um grande companheiro que se extraviou no caminho", brinca Marcelo Grassmann, 81, um dos mais importantes nomes da gravura brasileira, amigo de Sacilotto desde a juventude.
"Depois do expressionismo, que admirávamos em conjunto, ele foi para o abstrato e para o construtivo", lembra. Octávio Araújo, 81, outro amigo de Sacilotto da juventude, recorda a influência dos expressionistas alemães na formação do grupo. "Admirávamos Beckmann [1884-1950] e Schmidt-Rottluff [1884-1976]."
O filho Valter não esquece o lado boêmio e o gosto por viagens do artista. "Ele sempre trabalhou muito, mas vivia bem, gostava de vinhos. Na juventude, reunia-se com os concretos e participava de jantares que iam até longe da noite", conta. "Mais recentemente, fazia viagens para EUA e Europa para visitar mostras, junto com o Barsotti [Hércules, artista concreto], o Ianelli [Arcangelo, pintor e escultor, 84]."

LUIZ SACILOTTO - OPERÁRIO DA FORMA
Quando:
em jul., de ter. a sex., das 8h30 às 17h30; e das 18h às 22h; sáb. e dom., das 9h às 17h30 (bilheteria fecha 1h30 antes)
Onde: Sabina Escola Parque do Conhecimento (r. Juquiá, ao lado do 135, Santo André, tel. 4422-2000)
Quanto: R$ 10

SACILOTTO - RETRATOS E PAISAGENS
Quando:
de ter. a sex., das 10h às 21h; sáb., das 10h às 17h
Onde: Casa do Olhar Luiz Sacilotto (r. Campos Sales, 414, Santo André, tel. 4992-7730)
Quanto: entrada franca


Próximo Texto: Santo André tem 6 obras públicas; em SP, Pinacoteca exibe trabalhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.