São Paulo, segunda-feira, 09 de março de 2009

Próximo Texto | Índice

Artista une continentes distantes em mapa

Geórgia Kyriakakis apresenta série de desenhos e fotografias inéditos

Em "Outros Continentes", artista nascida na Bahia e radicada em SP lida com o gênero da paisagem e "rearranja" o mapa-múndi

Patricia Stavis/Folha Imagem
A artista Geórgia Kyriakakis, 47, em frente a um de seus desenhos que representam continentes, em exibição na Raquel Arnaud

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Geórgia Kyriakakis cria uma nova cartografia do mundo, mais frágil e precária, em sua nova exposição, "Outros Continentes", que é aberta hoje para o público no Gabinete de Arte Raquel Arnaud.
Kyriakakis, 47, apresenta nove conjuntos de obras que unem desenhos e fotografias. Exibidos em uma das paredes da galeria, parecem compor uma grande instalação que remete à paisagem, gênero caro à história da arte.
"É legal perceber a exposição como um grande conjunto, tem a ver com o espelhamento e a simetria, conceitos com que lido constantemente em minha obra", conta a artista, nascida em Ilhéus (BA), mas radicada em São Paulo desde a infância.
Kyriakakis teve participações marcantes em mostras como a 23ª Bienal de São Paulo, em 1996, na qual teve obras como a instalação "Cerâmicas" e os objetos "Hung Pieces" exibidos. "Revendo essa participação, dá para perceber o diálogo. Vendo de cima a instalação, é como se um grande continente tivesse sido desenhado no chão do pavilhão. E os trabalhos também tinham algo da impermanência, da transformação da matéria", avalia a artista.
Já na Raquel Arnaud, essa cartografia particular criada por Kyriakakis tem grande ligação com o desenho, que ela pratica desde o começo da carreira. Os territórios são desenhados e preenchidos com formas semelhantes à de bolhas de sabão, conferindo ao conjunto uma definição mais maleável.
"Também faço jogos políticos, como o desenho da América do Norte ser colocado lado a lado com o do Oriente Médio, o da Groenlândia junto do da África." No espaço entre os desenhos do mapa-múndi, surgem fotografias de paisagens marítimas. "É como se o oceano unisse o que está separado por distâncias geográficas, culturais e históricas."


OUTROS CONTINENTES - GEÓRGIA KYRIAKAKIS
Quando:
de seg. a sex., das 10h às 19h, e sáb., das 12h às 16h; até 25/4
Onde: Gabinete de Arte Raquel Arnaud (r. Artur de Azevedo, 401, tel. 3083-6322); livre
Quanto: entrada franca



Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.