São Paulo, quinta-feira, 09 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Artista retrata imagens da Bahia com traço impressionista

Jurandi Assis mostra visão region al

Divulgação
Detalhe do quadro "Lavagem do Bonfim" (96), de Jurandi Assis


DA REDAÇÃO

Os costumes, folclore e cenários são o tema da exposição de Jurandi Assis que abre hoje na unidade Brooklin da Aliança Francesa de São Paulo. Baiano de Santa Maria da Vitória, Assis retira da própria infância seu arsenal de imagens de forte acento regionalista.
Pilandeiras, vaqueiros, violeiros são alguns dos personagens dos 20 quadros -óleo sobre tela- e 11 desenhos expostos. "Cavalos" (98), "Músico" (95), "Capoeira" (97) e "Lavagem do Bom Fim" (96) estão entre os destaques.
Jurandi, 65, organiza e idealiza geometricamente suas memórias de menino. O repertório de um Nordeste interiorano é retrabalhado nas telas, tomando por base a exuberância cromática e sob influência das correntes européias impressionista e cubista.
Radicado em São Paulo desde 1956, o principal objetivo de Jurandi foi fazer arte com uma temática relativa ao seu lugar de origem. "É muito importante manter esta identidade. Ela precisa ser vista no exterior", defende.
Jurandi chegou a estudar na Associação Paulista de Belas Artes, mas diz não ter se identificado.
"Um dia eu vi um rapaz diante de um quadro com um pincel que parecia ter um único pêlo. Soube que ele levara 15 dias para pintar uma gota d'água", diz o artista. "Eu queria um pincel largo, pintar o figurativo. Busquei meu caminho."

A BAHIA DE JURANDI ASSIS. Onde: Galeria Aliança Francesa -Unidade Brooklin (av. Santo Amaro 3.921, tel. 5561-4615). Quando: de seg. a qui., das 9h às 20h; sex., das 9h às 18h; sáb., das 9h às 12h; até 29/9. Grátis.


Texto Anterior: Renina Katz abre Gabinete de Gravura
Próximo Texto: Teatro/Dança: Sapateadores dão ritmo a bailarinos na peça "Síntese"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.