São Paulo, domingo, 09 de setembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Augusta se renova com boas opções de cafés

Trecho da rua próximo à av. Paulista ganhou novas casas nos últimos meses

Athenas Café, Vanilla Café e Kebab Salonu foram abertos nas proximidades do cruzamento das ruas Augusta e Antônio Carlos

DA REPORTAGEM LOCAL

A região da rua Augusta, próxima à esquina com a avenida Paulista, tornou-se um tradicional ponto de encontro cultural. O movimento aumentou com as salas de cinema, como o Espaço Unibanco, o Bristol e o Cine Bombril. O problema é que faltavam boas opções de cafés e bares do lado do centro da Augusta.
A novidade é que o entorno do Espaço Unibanco está ganhando outra vizinhança. Nos últimos quatro meses, três cafés/restaurantes foram inaugurados na própria Augusta e na rua Antônio Carlos.
O mais novo deles é o Athenas, inaugurado no último dia 20, na esquina da Antônio Carlos com a Augusta. O lugar pretende ser uma mistura de bar, café e restaurante e, no futuro, deve funcionar 24 horas.
"Percebi que da Paulista para cá [em direção ao centro] o bairro era deficiente. Há um certo preconceito, esse lado deveria ser mais valorizado por ser mais plano", diz o proprietário Nicolaos Loukopoulos, dono de outros dois restaurantes que funcionam só para o almoço na mesma região.
O cardápio ainda é provisório, mas a moussaka, prato típico da Grécia, onde Loukopoulos nasceu, continuará entre as sugestões da casa.
Há também o frappé de café, que, segundo o dono do lugar, é uma das bebidas mais consumidas pelos gregos. Consiste numa mistura de café, leite e gelo.
Para quem não quer viajar na gastronomia grega, há um bom café expresso e chope. Mesas na calçada, janelões e pé-direito alto garantem clima agradável nas tardes quentes de inverno.
Embora também tenha mesas ao ar livre, o Vanilla Café tem um perfil diferente do vizinho. Instalado na Antônio Carlos há quatro meses, o café foi apelidado pelos freqüentadores de "Central Perk" -o café que era a segunda casa dos personagens do seriado "Friends".
O ambiente é mais intimista, com sofás em frente a janelas de vidro que dão para a rua e mesinhas espalhadas por um salão pequeno e pelo mezanino.
O café expresso é feito com o Katawah, um blend que antes era somente para exportação. Há várias tipos de drinques à base de café, como o biscotti crema, com expresso, sorvete, Irish cream, leite batido e biscoito de baunilha.
Para comer, há salgadinhos e pratos rápidos, como torta de frango servida com salada.
Entre as três novidades, a melhor para comer até agora é o Kebab Salonu. Os fartos sanduíches são enrolados em um pão semelhante ao sírio, com recheios como kafta e falafel.
Café turco ou com arak acompanhado por minidoces árabes encerram bem a refeição. (TEREZA NOVAES)


Próximo Texto: Para notívagos e indies, o buraco é mais embaixo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.